A colheita de 2025 de pinhas da espécie Pinus pinea L. (pinheiro-manso) foi alargada até 30 de abril. O Governo tomou esta decisão devido às “condições climatéricas excecionais” e aos “períodos prolongados de chuva e vento fortes”.
A colheita de 2025 de pinhas da espécie Pinus pinea L. (pinheiro-manso) foi alargada até 30 de abril. O Governo tomou esta decisão devido às “condições climatéricas excecionais” e aos “períodos prolongados de chuva e vento fortes”.
A utilização de carvão vegetal em restaurantes, churrasqueiras e barbecues tem “potencial para afetar a saúde humana”, diz a ZERO, devido ao "elevado teor" de toxinas, alcatrões, furanos, naftalenos e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.
A CAP apresentou “uma queixa fundamentada” à Provedoria de Justiça e a Provedora foi sensível aos seus argumentos. Maria Lúcia Amaral submeteu esta semana ao Tribunal Constitucional um pedido de inconstitucionalidade da Casa do Douro.
A Associação dos Industriais do Bacalhau está a alertar para “práticas desleais” decorrentes da “importação de bacalhau russo via Noruega”, desrespeitando as sanções impostas à Rússia devido à invasão da Ucrânia.
Escaldão ou insolação é a destruição de folhas e cachos de uva devido às temperaturas elevadas, causando o dessecamento de folhas e bagos. A CAP alerta para os efeitos negativos das tarifas dos EUA à importação de vinho da UE.
“Portugal já foi exportador de mel” e agora é “importador”, alerta a Federação dos Apicultores. O país tem cerca de 12 mil apicultores registados com um parque de 700 mil colmeias. A produção de 2024 está estimada entre 14 a 15 mil toneladas.
“Em Portugal não há falta de água, há falta de capacidade de gestão de água”, garante o primeiro-ministro. Luís Montenegro apresentou este domingo, em Coimbra, na presença de três ministros, a estratégia “Água que Une”.
O arroz é o hospedeiro mais importante desta praga, embora quaisquer vegetais cultivados em água doce ou em solo saturado de água doce sejam suscetíveis de ataques pelos caracóis Pomacea, incluindo plantas espontâneas ou infestantes.
O CoLAB para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo - ForestWISE - integra a rede nacional de laboratórios colaborativos criada em 2018. Um dos seus projetos mais emblemáticos é a Agenda TransForm, financiada pelo PRR.
A produção de azeite em Portugal em 2024-2025 deverá “alcançar o segundo melhor resultado de sempre”, revela o CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo. Em 2024, a ASAE instaurou 84 processos-crime ligados ao setor.
Portugal tem elevados stocks de vinho por escoar, gastou nos últimos anos 60 milhões de euros em destilação e, em 2024, recebeu mais 15 milhões da UE para esse fim. Mesmo assim, o Governo autorizou 2.415 hectares de novas novas vinhas.
As marcas de fabricante melhoraram o seu desempenho nos últimos meses de 2024. E há dois dados curiosos: os portugueses visitam, em média, seis lojas diferentes para realizarem as compras e os jovens são mais fiéis às marcas.
Os produtores de leite em Portugal recebem, em média, 49 cêntimos por cada litro, revela a Associação dos Industriais de Laticínios (ANIL), mas o consumidor final paga-o, no supermercado, a cerca de 81 cêntimos (sem IVA).
O corte nos apoios aos hortícolas em regime de sequeiro é “cerca de seis vezes”, na «Agricultura biológica», e em cerca de 12 vezes, na «Produção integrada». CAP, CNA e CONFAGRI lamentam alteração das regras “a meio do jogo”.
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Ministério da Agricultura de Itália organizam, em Roma, conferência internacional sobre Indicações Geográficas (IGs). Reúne 350 participantes de 52 países.
O Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional organizou na última semana, em Alcobaça, a VI Gala Viva Frutas & Legumes e premiou o primeiro laboratório de investigação em Portugal para a produção agrícola sustentável.
O IV Congresso da Portugal Fresh decorreu esta sexta-feira, em Alcobaça, em parceria com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN). As exportações do setor ultrapassaram os 2,5 mil milhões de euros em 2024.
Vítor Rodrigues, dirigente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), integrou a delegação da Coordenadora Europeia Via Campesina que reuniu, na última semana, com o novo Comissário da Agricultura, Christophe Hansen.
O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) garante que a atualização do estudo sobre a população de javalis em Portugal vai “avançar em breve”. Os últimos dados (2022) admitiam a existência de 400 mil animais.
A Comissão Europeia aprovou a terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) de Portugal. O Governo fala de um “aumento do valor médio do apoio ao rendimento base dos agricultores em mais de 50%”.