
Os físicos do MIT desenvolveram uma fórmula de previsão, baseada em comunidades bacterianas, que pode também aplicar-se a outros tipos de ecossistemas, incluindo o trato gastrointestinal humano.
Os físicos do MIT desenvolveram uma fórmula de previsão, baseada em comunidades bacterianas, que pode também aplicar-se a outros tipos de ecossistemas, incluindo o trato gastrointestinal humano.
Um novo estudo publicado na revista Nature Geoscience lança luz acerca da criação de Plutão e a sua maior lua, Caronte. Saiba mais aqui.
Os agricultores estão a receber menos do que os consumidores gastam em alimentos, uma vez que os sistemas alimentares direcionam cada vez mais os custos para componentes de valor acrescentado, como a transformação, o transporte e a comercialização.
Uma equipa de engenheiros da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) desenvolveu os primeiros chips de ecrã microLED com luz ultravioleta profunda (UVC) concebidos para máquinas de litografia.
O estado de tempo adverso está de volta a Portugal continental. Desde chuva até ao nevoeiro, serão vários os fatores a afetar o nosso quotidiano nos próximos dias.
2025 começou soalheiro, mas depressa o cenário mudou. Ao longo dos próximos dias, várias frentes frias, associadas a diferentes centros de baixas pressões, irão afetar Portugal. Saiba mais aqui!
A instabilidade atmosférica já se começa a notar em Portugal continental, mas será nos próximos dias que o estado do tempo irá sofrer uma mudança mais significativa.
Há pouco mais de três anos, assistimos ao lançamento do Telescópio Espacial James Webb (JWST), o maior e mais potente telescópio que o Homem alguma vez enviou para o espaço.
A descoberta de um fóssil de um dos primeiros organismos vertebrados a aparecer no nosso planeta esconde uma surpresa emocionante: o peixe blindado fossilizado com 380 milhões de anos inclui um coração mineralizado tridimensional excecionalmente bem preservado.
Uma equipa de investigadores recriou as características matizadas dos vírus e, pela primeira vez, com a ajuda da IA, concebeu com êxito nanocagos com formas tetraédricas, octaédricas e icosaédricas.
A próxima semana reserva-nos algumas surpresas. Uma tempestade nos Açores que resultará em acumulações de mais de 200mm e uma noite de passagem de ano típica de inverno, no continente. Saiba quais as regiões mais afetadas.
O tempo anticiclónico mantém-se no continente português. Contudo, as temperaturas mínimas vão descer e, para além disto, uma depressão irá afetar os Açores, na reta final do ano. Confira aqui a previsão.
O nevoeiro será persistente em vários locais de Norte e Centro, especialmente nos vales, nas próximas horas, e poderá dar origem ao sincelo. Saiba mais aqui.
Este charco é a única massa de água doce de carácter permanente neste parque e desempenha um papel crucial na promoção da biodiversidade local. Saiba mais aqui!
Observadas em toda a América do Norte, por vezes a latitudes surpreendentemente baixas, as brilhantes auroras boreais são prova da atividade solar no céu noturno.
Aproximadamente 30% da terra agrícola global é utilizada para produzir alimentos que acabam por se perder ou desperdiçar, tornando imperativo explorar estratégias para mitigar este desperdício. Saiba mais aqui!
Nos próximos dias o anticiclone irá influenciar positivamente o estado de tempo em Portugal, trazendo dias soalheiros e secos, apesar da variação das temperaturas máximas e mínimas.
Em vez de terem apenas 400 milhões de anos, como se pensava, os anéis gelados e cintilantes podem ter cerca de 4,5 mil milhões de anos, tal como Saturno, segundo um novo estudo.
Imagine um oceano sem peixe. Para as nações costeiras, é difícil conceber a vida sem esta fonte de alimento e de subsistência, mas as alterações climáticas estão a empurrar muitas espécies marinhas para zonas mais frias do mundo.
A investigação no domínio da biologia sintética atingiu um marco intrigante e alarmante: o desenvolvimento de organismos criados a partir de moléculas que são imagens espelhadas das que se encontram nos seres vivos naturais.