A descoberta vem de uma nova análise do Mars Insight Lander da NASA, através do registo de mais de 1.319 terramotos. Estima-se que há água suficiente para formar uma camada na superfície com mais de 800 m de profundidade.
Christian Garavaglia
Redator chefe, Meteorologista - 189 artigosArtigos de Christian Garavaglia
Nove pessoas ficaram feridas esta quinta-feira num sismo de magnitude 7,1 no sul do Japão. Este alerta é o primeiro emitido sob novas regras elaboradas após o terramoto, tsunami e desastre nuclear de 2011.
A Agência Meteorológica Japonesa (JMA) decretou alerta máximo na província de Yamagata, onde foram relatadas chuvas de quase 400 mm. Há pelo menos dois mortos, dois desaparecidos e pelo menos 4 mil pessoas encontram-se em abrigos.
Os cientistas dizem que agora é possível prever a velocidade exata a que uma ejeção de massa coronal está a viajar e quando atingirá o nosso planeta, mesmo antes de ter deixado completamente o Sol.
A inteligência artificial desenvolveu o modelo mais completo alguma vez criado para quantificar a forma como as alterações climáticas e a Lua afetam a rotação da Terra. Qual dos efeitos terá mais peso no futuro?
Menos de um mês depois de ter sido lançado, o satélite EarthCARE da ESA enviou a primeira imagem de um dos seus quatro instrumentos sofisticados: um radar de perfil de nuvens. Os cientistas esperam que ajude a prever melhor as tendências climáticas futuras.
A Amorphophallus titanum é conhecida pelo seu tamanho impressionante e pelo odor desagradável que exala. A sua floração é um evento imprevisível que pode levar até uma década para ocorrer e dura apenas algumas horas.
A empresa suíça FinalSpark utiliza uma abordagem conhecida como computação wetware, utilizando células cerebrais humanas cultivadas em laboratório. Estes bioprocessadores consomem um milhão de vezes menos energia do que os processadores digitais tradicionais.
Um novo estudo identificou produtores potencialmente abundantes de sulfureto de dimetilo, que poderá ajudar a arrefecer a Terra através da formação de nuvens.
Durante muitas décadas, os astrónomos assumiram que Plutão não poderia suportar uma bacia hidrográfica tão importante, uma vez que a temperatura da superfície é de cerca de -220 °C.
O planeta Gliese 12 b está localizado a 40 anos-luz de distância do nosso planeta, e dentro de uma zona habitável em relação à sua estrela Gliese 12. Definem como "o mundo mais próximo do tamanho da Terra até ao momento".
A extensão do gelo marinho no Ártico tem diminuído acentuadamente nas últimas décadas. Um grupo de cientistas debate sobre esta realidade, o que se sabe e o que não se sabe até agora. Veja as principais conclusões.
O acontecimento inédito provocou o movimento de bússolas nas profundezas do oceano dias atrás. Isto destaca a magnitude da erupção e sugere que os dados podem ser úteis para compreender melhor a extensão geográfica e a intensidade destas tempestades.
Investigadores combinaram vários modelos de previsão para prever com precisão o impacto das inundações em edifícios. Isto poderá diminuir significativamente o número das populações afetadas e os danos materiais.
Dois profissionais fornecem números que contextualizam a importância dos penáltis. Poderá o futebol mundial tão profissional dar-se ao luxo de não recorrer à ciência para obter conhecimento?
A nova abordagem para estimar o armazenamento e a descarga de água dos rios também identifica regiões marcadas por "impressões digitais" de uso intenso da água.
Os investigadores examinaram uma antiga sequência de rochas que contém ferro de Isua, na Gronelândia. O registo indica uma semelhança notável com o campo que atualmente circunda o planeta.
Isto implica uma redução de cerca de 38 mil milhões de dólares. Os investigadores reforçam a ideia de que o investimento anual necessário para limitar o aquecimento global é uma pequena fração dos danos que seriam evitados.
Sete meses após o início do El Niño, as condições voltaram a ser neutras, de acordo com o Gabinete de Meteorologia da Austrália. O atual aquecimento recorde dos oceanos do mundo levanta grandes questões para o futuro.
Alejandro Otero, um habitante de Naples, anunciou o que aconteceu a partir de um post na rede social X. O objeto atravessou o teto e dois andares da sua casa e, milagrosamente, não atingiu o seu filho.