Carlos Tavares

Carlos Tavares

9 artigos
Carlos José Direitinho Tavares, nascido em 1951, engenheiro Quimico, com formação em Meteorologia, Previsor do Serviço Meteorológico Nacional desde 1973 e Meteorologista desde 1975, foi responsável pelas áreas de radiação solar, meteorologia teórica e aplicações especiais, deteção remota e posteriormente, em 1996, nomeado Vice-Presidente do então Instituto de Meteorologia até 2002. Trabalhou como perito da OMM em África, para o desenvolvimento da meteorologia na região entre 1981 e 1985, e em Genebra entre 2002 e 2004, como responsável pela criação do programa desta organização para a redução e mitigação dos desastres naturais. Nomeado representante de Portugal em várias organizações internacionais. Desde 2004 até 2013, foi responsável pelas relações internacionais do Instituto e assessor da Presidência para áreas como a cooperação,as alterações climáticas e seus impactos, agricultura, meteoorologia aeronáutica e deteção remota. Em 2013 foi um dos responsáveis pela criação da MeteoPortugal.

Artigos de Carlos Tavares

Artboard
As alterações climáticas e a uva de mesa
Ciência

As alterações climáticas em Portugal podem constituir oportunidades para certo tipo de culturas, como a vinha, desde que se tomem as medidas adequadas para a redução do risco associado ao aumento da temperatura e à redução da precipitação.

Alterações climáticas em Portugal
Ciência

As mudanças climáticas tornaram-se uma preocupação das sociedades, à escala global, à medida que se foram obtendo ainda mais dados. A avaliação dos seus impactes ao longo das últimas décadas fazem-se já sentir atualmente no planeta Terra, nomeadamente em Portugal.

A CPLP e as alterações climáticas
Ciência

Apresentou-se em Lisboa o estado de desenvolvimento e os planos futuros do Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a CPLP e África. Este será uma ferramenta essencial na tentativa de mitigação dos impactos das alterações climáticas nestes países.

Conferência de Divulgação do CIICLAA
Atualidade

Vai realizar-se a 4 de Abril, na Universidade Lusófona, uma Conferência de Divulgação do Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e África (CIICLAA), no qual se pretende dar resposta aos problemas das variabilidade climáticas e seus impactos.

Alterações climáticas e estratégias de mitigação e adaptação
Ciência

O Quinto Relatório de Avaliação veio confirmar a continuação do aquecimento global e salientar a pouca resiliência das sociedades e dos ecossistemas à variabilidade climática atual. Recomendava ainda a tomada urgente de medidas de adaptação e mitigação.

Os desastres naturais em Portugal
Ciência

Através da análise de elementos extraídos da base de dados do CRED sobre desastres naturais, obtivemos informação sobre os tipos de desastres naturais mais frequentes em Portugal e os seus impactos, bem como sobre a evolução do número de ocorrências nos últimos anos.

Estarão os desastres naturais a aumentar?
Ciência

Análise da evolução temporal dos desastres naturais e dos seus impactos, com informação obtida da base de dados pública do Centro de Pesquisa sobre a Epidemiologia dos Desastres (CRED), localizado na Universidade de Lovain.

A tempestade Ana e os seus impactos em Portugal
Atualidade

A tempestade Ana afetou Portugal principalmente a partir da tarde do dia 10 até à manhã do dia 11 de Dezembro de 2017, originando vento forte e precipitação intensa que provocaram perdas de vidas e bens.