Próxima madrugada contará com queda de neve no Norte e Centro do país; chuva poderá persistir até sexta-feira

A junção de temperaturas baixas com a precipitação prevista para as últimas horas do dia de hoje deverá resultar na ocorrência de neve em vários pontos do Norte e Centro, pela madrugada fora.
O dia de hoje amanheceu soalheiro, mas é esperado que ao longo das próximas horas a nebulosidade comece a ganhar terreno de Norte para Sul, dando lugar a um dia cinzento a partir das últimas horas da tarde.
Ainda para as últimas horas do dia, espera-se a chegada de uma linha de instabilidade que provocará ocorrência de precipitação e, somando as temperaturas baixas que se fazem sentir, poderá resultar em queda de neve no Norte do país, essencialmente na Serra do Larouco (Montalegre).
Madrugada de quarta-feira poderá contar com vários episódios de neve
No arranque da madrugada de amanhã, esta tendência de queda de neve deverá persistir e estender-se a outras zonas do Norte e Centro do território. Nas zonas a verde no mapa abaixo, que indica os locais onde se prevê queda de neve, as temperaturas, pela meia-noite, deverão rondar os -2 e -1 ºC. Nas horas seguintes, espera-se uma subida ligeira destes valores.

Para além das regiões que podemos ver no mapa, que serão afetadas pela neve, os nossos modelos mostram que à medida que as horas passam, a neve chegará também ao Centro do país, nomeadamente à Serra da Estrela, onde poderá ocorrer em cotas menos elevadas (até 1100 metros). Até às 3h da madrugada, estima-se que o nível possível para queda de neve no Norte, especialmente no Nordeste Transmontano, possa ser de 800 metros, podendo nevar em lugares menos habituais.
No entanto, e à medida que o dia começa a nascer, os únicos locais que poderão ainda registar alguma ocorrência de neve são o Nordeste Transmontano e a Serra da Estrela. Em ambos os casos em cotas mais elevadas, acima de 1100 e 1600 metros, respetivamente.
Chuva deverá dissipar-se e regressar na quinta-feira
Depois da neve, a chuva poderá permanecer na nossa geografia continental de forma fraca e pontual em alguns locais do Norte e Centro, sendo que a partir das últimas horas da manhã, espera-se que a mesma se concentre apenas no Sul, também com períodos de chuva fraca e desorganizada, dissipando-se totalmente ao longo da tarde.

Ainda assim, e como avançamos em previsões anteriores, a chuva regressa na quinta-feira, nas primeiras horas da manhã, ao noroeste do país, devendo, a partir das primeiras horas da tarde, estender-se ao litoral Norte e Centro. Já ao final do dia, é expectável que a mesma se intensifique no noroeste e se alastre, de forma moderada, às regiões Norte e Centro.
Este episódio de chuva poderá perder força ao longo das primeiras horas da madrugada de sexta-feira. No entanto, é esperado que a mesma se expanda para o Sul do país, à medida que as horas passam. Todavia, a partir das primeiras horas da tarde, espera-se que a ocorrência de chuva fraca e pontual persista em vários locais do Norte do país, sendo expectável que se dissipe do restante território.