Cuidados simples com o cacto de Natal: com que frequência deve regar para uma floração bem sucedida
Gostaria de ter um centro de mesa suculento para o jantar de Natal? Só que não nos referimos à comida... que tal um belo cacto de Natal a florescer?!

Provavelmente já viu esta suculenta maravilhosamente radiante, mas talvez não saiba o que é ou quão popular é... o cacto de Natal, também conhecido como Flor de Maio no Brasil, de onde a planta é nativa. No seu habitat nativo, a planta prospera em regiões costeiras montanhosas, crescendo em rochas e em árvores, e absorve a humidade do ar e não do solo para sobreviver.
Que tipos de cactos de Natal existem?
Embora o cacto das Festas possa ser aceite como outro nome para o cacto de Natal, é mais um termo genérico que abrange o cacto de Natal, o cacto de Ação de Graças e o cacto da Páscoa. Cada uma destas plantas tem características distintas que ajudam a distingui-las, sendo o cacto da Páscoa o mais distinto. Os cactos da Páscoa, ou Rhipsalidopsis gaertneri, pertencem a um género diferente (um grupo taxonómico) dos cactos do Natal e do Dia de Ação de Graças e distinguem-se pelas suas flores muito pontiagudas e quase em forma de estrela. Apresentam também folhas com bordos arredondados.
Tanto os cactos de Natal como os de Ação de Graças pertencem ao género Schlumbergera e são espécies diferentes com características diferentes. O cacto de Natal, Schlumbergera bridgesii, tem flores tubulares e folhas com bordos recortados. O cacto de Ação de Graças também tem flores tubulares, mas a principal característica que o distingue do cacto de Natal são as suas folhas com bordos recortados.

Agora que já sabe a diferença entre os seus cactos de Natal, vamos concentrar-nos no cacto de Natal para nos prepararmos para uma grande época festiva em flor. Então, comprou o seu cacto de Natal no outono, durante o qual o cultivou regando-o regularmente e apenas quando a superfície do solo parece seca ao toque. Ótimo, então agora trata-se de manter a rega, tendo o cuidado de não adicionar demasiado ou pouco, pois isso pode afetar o crescimento das flores e a longevidade das mesmas.
Quando o seu cacto de Natal estiver em plena floração, não se esqueça de regar uniformemente, verificando a cada três ou quatro dias e regando apenas quando o solo estiver ligeiramente seco ao toque. Observe a folhagem da planta; se tiver um aspeto baço e se as flores estiverem a cair, isso significa que o solo não está suficientemente húmido.
Quando entra no fim do inverno, é altura de reduzir a rega, deixando secar três a quatro centímetros da camada superior do solo antes de regar de novo. Após a floração, só precisa de regar o seu cacto de Natal de duas em duas semanas. Essencialmente, a planta necessita de menos água, pois não está a alimentar o crescimento das suas flores e está a preparar-se para o crescimento na primavera.