Buracos nas folhas da sua laranjeira: como identificá-los e o que fazer para evitar pragas
Se notar que a sua laranjeira tem folhas com buracos, é importante prestar atenção. Estes buracos não aparecem por acaso e são um sinal claro de que algo está a afetar a árvore. O que podem significar?

A laranjeira é uma árvore subtropical, que se adapata bem nas zonas geográficas com grandes variações das condições meteorológico-climáticas, embora não demasiado frias. Necessita de uma boa rega e de um solo relativamente fértil e bem drenado para prosperar e frutificar em condições. Não obstante, é propensa ao ataque de várias doenças.
É aqui que entram os buracos nas folhas das laranjeiras, normalmente sugestivos da presença de pragas ou doenças. À primeira vista, o aparecimento de buracos nas folhas pode parecer um dano menor, apenas alusivo aos insetos que se alimentam do tecido vegetal, mas este sintoma é capaz de enfraquecer a árvore e prejudicar a produção de frutos se não for tratado atempadamente.
O significado de buracos nas folhas das laranjeiras
Na maioria das vezes, os buracos nas folhas surgem devido aos insetos que se alimentam do tecido vegetal. Porém, também podem surgir por causa de fatores ambientais ou infeções. Entre estes fatores ambientais ou infeções destacam-se:
- Lagartas e vermes: alimentam-se das folhas durante a noite e deixam buracos irregulares. A fim de resolver este obstáculo, retire-os à mão e aplique inseticidas naturais, como por exemplo, o extrato de neem.
- Escaravelhos e insetos que mastigam: deixam bordos mordidos ou buracos bem visíveis. Para os eliminar, use sabão de potássio ou armadilhas naturais.
- Doenças fúngicas: alguns fungos produzem manchas que posteriormente secam e colapsam, formando buracos. Recorra ao uso de fungicidas ecológicos e melhore a ventilação da árvore.
- Danos causados pelo granizo ou pelo vento: estes fenómenos meteorológicos, por vezes severos, são capazes de quebrar as folhas, gerando buracos semelhantes aos de uma praga.
- Stress ambiental: a luz solar excessiva e a escassez de água ou de nutrientes podem debilitar as folhas, tornando-as mais vulneráveis. Para resolver esta situação, faça uma rega frequente da laranjeira e proceda a uma fertilização equilibrada.
Saiba como solucionar o problema e prevenir o seu reaparecimento
Faça uma verificação frequente da parte de baixo das folhas, pode as folhas danificadas, mantenha o solo nutrido e bem drenado, não use excessivamente produtos químicos e utilize de forma preventiva os remédios naturais.
Referências da notícia
Laranjeira: a força da vitamina C. Revista Jardins. Fernanda Botelho.
Por qué tu naranjo tiene agujeros en sus hojas: qué significa y cómo solucionarlo. Diario Uno. Martina Baiardi.