Para onde fogem os portugueses no feriado de agosto? A resposta vai surpreendê-lo

Já está de malas prontas para 15 de agosto? Veja quais são as paragens favoritas dos portugueses nesta data.

Viajar
Para onde estão a rumar os portugueses? Foto: Unsplash

Há feriados que pedem mesmo uma escapadinha, e o de 15 de agosto é um clássico. Este ano, calha a uma sexta-feira, transformando um simples fim de semana numas mini-férias de três dias — de 15 a 17 — que muitos já trataram de reservar há meses.

Faz parte desse grupo de planeadores? Ou ainda está a pensar para onde poderá ir para fugir ao calor extremo que se tem feito sentir em Portugal continental?

Paris no topo… e Espanha logo atrás

Segundo dados recentes da 'eDreams', a capital francesa continua a ser a “queridinha” dos viajantes nacionais.

Paris mantém-se firme no trono dos destinos mais escolhidos, e não é difícil perceber porquê: voos diretos, romance à vista em cada esquina e aquele encanto intemporal que nunca passa de moda.

Mas os portugueses não resistem também ao apelo espanhol. Palma de Maiorca, Barcelona, Ibiza e Madrid ocupam vários lugares no pódio das preferências. Aliás, Madrid tem dado que falar, já que as reservas para a capital espanhola dispararam 135% face ao ano passado.

Menorca também anda a conquistar terreno, tal como São Paulo, que viu duplicar o número de viajantes lusos para estas datas.

Férias sem sair de casa: o apelo das ilhas nacionais

Ainda assim, os resultados deste estudo reforçam, mais uma vez, que não é preciso sair do país para encontrar cenários de postal. Madeira e Açores continuam no radar, com Funchal, Ponta Delgada, Terceira, Porto Santo e Pico a liderarem as escolhas.

Porto Santo
Porto Santo é um dos destinos-líder para os portugueses. Foto: Unsplash

Para muitos, três dias entre praias de água cristalina, caminhadas em trilhos verdejantes e gastronomia local valem tanto como atravessar fronteiras.

O segredo está no planeamento

Se gosta de curiosidades, vai gostar de saber que mais de metade dos portugueses que viajam neste período (60%) tratou de tudo com pelo menos dois meses de antecedência. Aliás, quase 40% organizou a fuga com mais de três meses de margem. É verdade, andamos todos a competir com planeadores de longo prazo.

Se ainda não marcou nada… bem, talvez esteja na hora de começar a procurar. Seja para passear nas margens do Sena, dançar até de manhã em Ibiza ou provar um bolo do caco com vista para o Atlântico, uma coisa é certa: o feriado de agosto é o pretexto perfeito para mudar de ares.