Olá, 2026. Olá, primeira feira medieval do ano
Hidromel, torneios e personagens medievais dão as boas-vindas a 2026 em Paderne, no Algarve, com quatro dias de festa que recriam a Idade Média.

Acabámos de nos despedir de 2025, mas podemos admitir: já só pensamos nas festas que 2026 vai trazer. Se também é assim, temos uma boa notícia: a primeira feira medieval do ano já chegou e vai poder participar nela no Algarve.
É verdade, se já tem saudades de beber hidromel e de ver algumas personagens da Idade Média, está na hora de partir em direção à aldeia de Paderne, em Albufeira. É precisamente aqui que, entre 1 e 4 de janeiro, se vai realizar mais uma edição do Paderne Medieval.
Está pronto para viajar até à Idade Média? Não pense que é à toa que esta é considerada uma das aldeias mais tradicionais do Algarve. Afinal, Paderne foi erguida sobre o vale da ribeira de Quarteira e tem origens islâmicas.
Aqui as ruelas estreitas da aldeia serão transformadas num verdadeiro festival de cheiros e sabores — e, claro, que não faltarão as iguarias típicas, as artes e ofícios tradicionais, nem mesmo as performances.
Quatro dias em festa
Ao longo dos primeiros quatro dias de 2026, os visitantes vão poder conhecer as bancas com produtos da época, provar comidas e bebidas tradicionais, assistir a espetáculos de danças, a encenações, torneios de armas a cavalo e ainda conhecer as oficinas de artes e ofícios. A ideia é mesmo “recriar todos os hábitos e costumes característicos da Idade Média.”

E este ano, há uma novidade: uma praça de Torneios Medievais, junto ao estádio João Campos, pensada para “emocionantes lutas a cavalo e apeadas”, nota a Câmara Municipal de Albufeira.
Ainda assim, o ponto alto da feira acontece logo no início da festa. Às 15:00 horas do dia 1, realiza-se um cortejo histórico que retrata a cerimónia da entrega, por D. Dinis, da Carta de Doação do Castelo de Paderne à Ordem de Avis. Será este o momento que marca o arranque das celebrações.
Mais detalhes e informações
“Residentes e turistas vão, também, poder assistir a uma programação variada que recria os hábitos e costumes da Idade Média, incluindo bailias e folias, leilões de escravos, torneios de armas a cavalo, teatro de fogo e duelos de esgrima”, lê-se no site ‘Sul Informação’.
“Entre o burburinho da feira e o aroma dos petiscos servidos nas tabernas tradicionais, a animação é constante, com personagens medievais, música, dança, malabaristas, rábulas e histórias que dão vida à aldeia.”
E quando é que pode visitar a feira medieval? Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro, pode visitá-la das 12:00 às 23:00 horas. Já a 4 de janeiro, domingo, o recinto encerrará às 21:00 horas. A entrada é gratuita.