Sol chegou? Parece que sim mas tome cuidado!

O Verão está aí à porta! Pouco falta para o solstício e os dias com muita luz e sol chegaram. Todo o cuidado é pouco e a proteção aos raios Ultravioleta da atmosfera deve existir durante todo o ano. Saiba como!

Os raios ultravioleta atingem a superfície da Terra durante todo o ano, até nos dias nublados... Foto por: Milada Vigerova Unsplash

Nesta época do ano, de passeios pela natureza, de praias, mar e Sol podemos e devemos redobrar os cuidados com a pele. Os raios ultravioleta atingem a superfície da Terra durante todo o ano, até nos dias nublados. No entanto eles não incidem sempre da mesma forma: no Verão, sendo mais perpendiculares, diretos e intensos, provocam mais dano na pele.

Nesta altura do ano, os dias são mais longos e o número de horas de sol também, o que aumenta também a nossa exposição. Portanto, todos os cuidados são poucos quer para as crianças quer para os adultos. A pele, os olhos e o cabelo são os principais afetados quando o sol aperta. Muitas vezes, quando chegamos a casa e sentimos a pele ‘vermelha’ e quente... isso pode ser um problema no futuro por isso, esteja sempre em alerta!

Assim sugerimos que siga os conselhos da Direção Geral da Saúde...

Cuidados a ter:

  1. 365 dias de proteção!
    Aplicar protetor solar no rosto deve ser um hábito diário. Até nos dias nublados ou com nevoeiro a radiação UVA consegue atingir a superfície terrestre.
  2. Existe uma vasta oferta de cosméticos que incorporam fator de proteção solar, como hidratantes de dia ou BB Cream (cremes que hidratam e têm cor, como as bases), entre outros.
  3. Pele muito clara. Quanto mais clara for a tonalidade da pele, mais elevado deve ser o Fator de Proteção Solar (FPS). O mínimo deve ser 30+.
  4. Horas perigosas
    Evite expor-se ao sol entre as 11 e as 16 horas. Estar à sombra, na praia, obriga também à aplicação de protetor solar, pois existe irradiação pela areia.
  5. Tratamentos/cirurgias recentes
    Se fez um tratamento ou cirurgia estética há pouco tempo, certifique-se junto do Dermatologista/Cirurgião Plástico quanto tempo depois poderá apanhar sol. Existem tratamentos estéticos que implicam a não exposição solar durante 72 horas.
  6. Aliados do protetor solar
    Os óculos escuros e um chapéu devem fazer parte da sua «bagagem», seja para o campo, praia ou piscina.
  7. Cabelo protegido
    Aplique um protetor solar capilar quando se expuser ao sol. Este produto protege o cabelo dos danos do sol, mar e cloro e preserva a cor.
  8. Hidrate-se!
    Beba muitos líquidos e, em casa, depois de tomar duche, aplique um hidratante pós-solar no rosto e corpo.

Atenção!

Escolha um protetor solar que proteja a pele das radiações UV, aplique-o cerca de 30 minutos antes de se expôr ao sol e renove a aplicação de 2 em 2 horas. Consulte aqui o mapa dinâmico do índice UV do IPMA.

Use protetor solar para proteger a pele das radiações UV e aplique-o cerca de 30 minutos antes de se expôr ao sol.

E as crianças?

Segundo a DGS e a OMS (Organização Mundial da Saúde) os principais conselhos para as crianças são quase os mesmos que para os adultos. No entanto, o reforço da proteção à pele deve ser feito desde tenra idade. Para que possam aproveitar o Sol com segurança, aconselha-se que:

- Evitem as horas de maior intensidade de radiação ultravioleta, nomeadamente o intervalo entre as 11:00 e as 16:00;

- Se a exposição solar for mais prolongada ou se a criança for pequena deve mantê-la com uma t-shirt, de forma a ter alguma protecção física;

- Usar sempre chapéu (de preferência com abas para proteger as orelhas) e, se possível, óculos de sol;

- Aplica o protector solar adequadamente em todas as áreas expostas, não esquecendo as orelhas, pescoço e pés (se a criança estiver descalça, de chinelos ou sandálias);

- Dar de beber muita água para evitar a desidratação.