T-Rex, um espécime aniquilador mas nada inteligente

De acordo com um novo estudo, a inteligência do predador T-Rex assemelha-se afinal a outros répteis como os lagartos e os crocodilos. Saiba mais aqui!

Inteligência do T-Rex
Nova investigação desafia a ideia de o T. rex ser tão inteligente quanto macacos, sugerindo habilidades cognitivas como as de crocodilos gigantes.

Tyrannosaurus rex, um predador do mundo dos dinossauros com cerca de 13 metros de comprimento e 4 de altura foi considerado, de acordo com um estudo publicado na Anatomical Record, um aniquilador muito pouco inteligente aquando comparado com os primatas ou até mesmo com outros animais da sua espécie.

No início do ano passado, um artigo publicado no Journal of Comparative Neurology, afirmava que o cérebro do dinossauro pesava um terço de um quilo e continha 3,3 mil milhões de neurónios corticais.

Estes valores equivalem ao cérebro de um primata babuíno, o que faz do T-Rex um animal muito mais inteligente do que se pensava, capaz de resolver problemas simples, utilizar ferramentas e até desenvolver algum tipo de cultura para transmitir de pais para filhos.

Uma nova teoria

No entanto, uma equipa internacional de paleontólogos, cientistas comportamentais e neurologistas reexaminou o tamanho e a estrutura do cérebro dos dinossauros e chegou à conclusão de que eles não eram assim tão inteligentes e que se comportavam da mesma forma que outros répteis, como os crocodilos e os lagartos.

Técnicas de avaliação
Os investigadores analisaram técnicas utilizadas por investigações anteriores para prever o tamanho do cérebro e o número de neurónios dos dinossauros. A equipa descobriu que as suposições sobre esses dados não eram confiáveis.

Este estudo analisa mais detalhadamente as técnicas utilizadas para prever o tamanho, a anatomia e o número de neurónios nos cérebros dos dinossauros, concluindo que as suposições anteriores sobre o tamanho dos cérebros dos dinossauros e o número de neurónios que continham não eram fiáveis.

O interior do cérebro dos dinossauros

Anteriormente os estudos focavam‐se nos enchimentos minerais da cavidade cerebral, chamados endocastros, bem como das formas das próprias cavidades.

Atualmente, a equipa da Universidade de Bristol, acaba de descobrir que o tamanho do cérebro e, por conseguinte, o número de neurónios, tinha sido sobrestimado.

Para reconstruir de forma fiável a biologia de espécies há muito extintas, a equipa argumenta que os investigadores não podem ignorar as muitas outras provas, como a anatomia macroscópica do esqueleto, a histologia óssea, o comportamento de parentes vivos e os vestígios fósseis, incluindo pegadas.

"A contagem de neurónios não é um bom indicador do desempenho cognitivo e a sua utilização para prever a inteligência em espécies há muito extintas pode levar a interpretações muito enganadoras."

Dra. Ornella Bertran - Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont.

Na opinião do Dr. Darren Naish a possibilidade de o T-Rex ser tão inteligente como um babuíno é fascinante e aterradora, e tem o potencial de reinventar a nossa visão do passado.

No entanto, apesar de tudo, as capacidades do rei dos lagartos continuam a fascinar os investigadores mesmo 65 milhões de anos após o seu desaparecimento.