Serão os ovos prejudiciais ao sistema cardiovascular?

São vários os debates que surgem sobre se são ou não os ovos bons para a saúde do nosso coração. Mas qual será a verdade? Fique a saber aqui.

O ovo e a saúde
A Associação Americana do Coração recomenda o consumo de até 2 ovos por dia, para se obter todos os benefícios desse alimento.

Um recente estudo apresentado pela American College of Cardiology lançou finalmente uma conclusão para todos aqueles que gostam de consumir ovos nas suas variadíssimas formas, desde os ovos estrelados, aos cozidos, mexidos e escalfados.

Este estudo foi particularmente relevante, uma vez que os ovos são frequentemente apontados devido ao seu teor de colesterol na dieta, o que suscita preocupações em indivíduos com ou sem risco elevado de doença cardiovascular.

Neste ensaio participaram 140 pacientes, durante um período de quatro meses, onde foram comparados os efeitos do consumo de 12 ou mais ovos fortificados por semana, com uma dieta que incluía menos de dois ovos por semana.

O principal objetivo passou por explorar o impacto da ingestão de ovos fortificados, enriquecidos com menos gorduras saturadas e nutrientes adicionais como o iodo, a vitamina D e os ácidos gordos ómega 3, na saúde do coração.

Como pode o ovo afetar o colesterol?

O principal foco foi ver a alteração dos níveis de colesterol, quer o HDL (muitas vezes referido como o "bom" colesterol) como o LDL (o "mau" colesterol), juntamente com outros indicadores de saúde cardíaca.

De acordo com a Dra. Nina Nouhravesh, que lidera a investigação no Duke Clinical Research Institute, este estudo é bastante importante no meio de opiniões contraditórias sobre o consumo de ovos para as pessoas preocupadas com as doenças cardíacas.

“O ovo é um alimento completo e versátil, cujo consumo, quando parte de uma dieta equilibrada, oferece proteção ao coração, sem aumentar o risco de doenças cardíacas.”

Todos os participantes, com mais de 50 anos e com antecedentes de eventos cardiovasculares ou fatores de risco, foram distribuídos aleatoriamente por um de dois grupos: um que incluía o consumo regular de ovos fortificados e outro que limitava a ingestão de ovos.

Benefícios do ovo
Para além de todas as vitaminas que o ovo tem, é um excelente aliado contra a diabetes e de doenças cardiovasculares, e diminuição do risco de osteoporose.

Durante todo o ensaio, a equipa monitorizou os sinais vitais, efetuou análises ao sangue e contactou os participantes para garantir a adesão às dietas que lhes tinham sido atribuídas.

Os resultados foram bastante encorajadores para os apreciadores de ovos: o grupo dos ovos fortificados registou ligeiras reduções nos níveis de colesterol HDL e LDL, embora estas alterações não tenham sido estatisticamente significativas.

Isto significa que o consumo de ovos fortificados não teve um impacto negativo no colesterol sanguíneo.

Benefícios do ovo para a nossa saúde

Para além disso, houve indicações de potenciais benefícios para a saúde, como melhorias no colesterol total, nos níveis de resistência à insulina e no aumento dos níveis de vitamina B.

“Além dos benefícios nutricionais, os ovos são reconhecidos como uma rica fonte de proteínas altamente biodisponíveis e contêm uma gama de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas do complexo B, A, D, além de minerais como selênio, ferro e zinco, que contribuem para a saúde cardiovascular.”

De acordo com a nutricionista Lúcia Endriukaite.

Embora os ovos tenham sido frequentemente criticados devido ao seu teor de colesterol, este estudo sugere que o tipo de ovos consumidos e o contexto geral da dieta são importantes.

Os alimentos que normalmente acompanham os ovos, como as torradas com manteiga e as carnes processadas, podem ter um papel mais significativo na saúde do coração.

O estudo sublinha também a importância de consultar os profissionais de saúde quando se fazem escolhas alimentares, especialmente para as pessoas com problemas cardíacos atuais.