Quais são as possibilidades de um buraco negro atingir a Terra?

Apesar de existirem vários buracos negros no Universo e na Via Láctea, não parece haver grandes hipóteses de atingir o planeta Terra. Caso tal acontecesse, podia acarretar grandes consequências. Saiba mais aqui!

buraco negro
Caso um buraco negro atingisse o planeta Terra, as consequências seriam devastadoras para manter a vida no planeta Terra.

Um buraco negro é uma região do espaço-tempo em que o campo gravitacional é tão intenso, que nenhuma partícula ou radiação eletromagnética pode escapar. O buraco negro mais próximo do Sistema Solar foi descoberto na Via Láctea. Uma investigação no The Astrophysical Journal, estima que tenha aproximadamente 12 vezes a massa solar e se encontre a 1550 anos-luz de distância.

Os astrofísicos investigam os buracos negros que inundam o cosmos atual

Os primeiros buracos negros nascidos no Big Bang estão a inundar o cosmos atual. Os cosmos primitivos eram mais selvagens e complexos do que estes que se espalham no Universo. Porém, foi o Big Bang que marcou a transição da fase radical, a divisão de elementos fundamentais e outros eventos que resultam em cosmos bem definidos de hoje em dia.

Os cientistas têm procurado entender a física dos primeiros minutos antes do evento e analisam as condições extremas que formam os buracos negros, como a estrela a colapsar sobre si mesma nos últimos momentos de vida. Apesar das estrelas ainda não estarem presentes nos primeiros segundos da existência do Universo, estas detêm condições e caraterísticas propícias para que se formem buracos negros.

As condições devem ter sido perfeitas para que os primeiros buracos negros aparecessem no Universo. Convém a este respeito, referir que os buracos negros não são 100% negros e perdem massa devido à radiação Hawking. É este processo complexo da mecânica quântica que permite a algumas partículas e radiação escapar. De facto, quanto mais pequenos são os buracos negros, mais rápido eles perdem também massa.

O número de pequenos buracos negros numa galáxia depende da quantidade de matéria escura existente e do tamanho de cada uma. Através de simulações computacionais, ficou provado que o gás da matéria escura tem uma velocidade de 160 quilómetros por segundo e um buraco negro da massa de asteroide podia atingir uma velocidade que podia alcançar em apenas algumas semanas o equivalente à distância entre Júpiter e a Terra.

O que esperar de um buraco negro que atinja o planeta Terra?

Num artigo para a Big Think são apontadas as possibilidades de um buraco negro atingir o planeta Terra. Embora existam muitos buracos negros no universo e na Via Láctea, não parecem haver hipóteses de atingir a Terra. De qualquer forma, convém dizer que estes buracos negros são praticamente invisíveis e difíceis de detetar.

youtube video id=KtoefCOBcgg

O professor Roger Romani, da Universidade de Stanford, em declarações à NewsWeek, referiu que o buraco negro mais próximo do Sistema Solar, a 1500 anos-luz de distância, não se encontra assim tão perto para afetar o nosso planeta.

De igual modo, o facto de os buracos negros puderem vagar pela galáxia em vez de orbitar no centro galáctico reduz a probabilidade de qualquer fenómeno associado a um buraco negro no planeta Terra.

Steven Tingay, astrofísico, refere que era necessário um encontro muito próximo para que a Terra fosse destruída por um buraco negro e aponta, inclusive, que a acontecer, os resultados desta interação teriam consequências catastróficas antes de o planeta Terra ser destruído.

Os efeitos gravitacionais do buraco negro causariam a esparguetificação nos limites mais próximos do buraco negro. Simplificando este conceito, seria responsável pelo alongamento vertical e compressão horizontal de objetos em formas estreitas e alongadas num campo gravitacional muito forte.

A acontecer um buraco negro massivo, o planeta podia estar a ser engolido e parecia que nada estava a acontecer até que se verificasse um grande desastre. Ressalve-se que a probabilidade de encontrar um buraco negro é muito pequena.