O que diz a ciência sobre a impressionante capacidade da pele dos tubarões para curar feridas

Um estudo recente revelou que os tubarões possuem uma camada de muco com uma composição química específica que lhes permite regenerar a pele rapidamente e que este facto poderia ser aplicado à medicina humana.

Tubarões brancos
A camada de muco que cobre a pele de peixes como os tubarões tem várias funções, incluindo a proteção contra agentes patogénicos e danos mecânicos.

No vasto mundo subaquático, os tubarões destacam-se não só pela sua presença imponente e pelo seu papel crucial no equilíbrio ecológico, mas também por uma caraterística incrível que tem deixado a comunidade científica maravilhada: a espantosa capacidade regenerativa da sua pele.

A maior parte das provas foi recolhida através da observação destes peixes no seu ambiente natural, o que não é tarefa fácil. No entanto, dois dermatologistas do Instituto Karolinska, na Suécia, quiseram dar um passo em frente e realizaram um estudo para identificar o que é que a pele dos tubarões tem de tão especial.

A capacidade de regenerar rapidamente a sua pele permite a estes predadores marinhos, os tubarões, recuperarem rapidamente de feridas e lesões, garantindo a sua sobrevivência no competitivo mundo aquático.

A investigação foi realizada no Laboratório de Biologia Marinha (MBL, siglas em inglês) da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, numa espécie de pequeno tubarão conhecida como "peixe-cão" e noutras espécies de peixes cartilagíneos, incluindo pequenas raias.

O segredo está na química

Como Etty Bachar-Wikström, uma das investigadoras do Instituto Karolinska neste estudo, explicou num comunicado oficial, o objetivo era "caracterizar a pele do tubarão a nível molecular, algo que nunca tinha sido feito em profundidade".

O estudo identificou que a camada de muco que reveste a pele do tubarão é quimicamente diferente da de outros peixes, com características que a tornam mais semelhante à dos mamíferos, incluindo o muco humano.

Jakob Wikström, investigador principal, comentou que esta é "mais uma prova de que a biologia molecular dos tubarões é única. Não são apenas mais um peixe a nadar por aí. Têm uma biologia única e provavelmente muitas aplicações biomédicas para os humanos podem ser derivadas dela".

Uma possível contribuição para a medicina humana

Imagine-se a cortar a sua pele por descuido ou a sofrer uma lesão grave num acidente: seria ótimo ter a mesma capacidade que os tubarões e curá-la num piscar de olhos, não seria?

Compreender o mecanismo de regeneração da pele dos tubarões através de estudos como este abre portas a um mundo de possibilidades na biomedicina.

Tubarão ou peixe-cão
A investigação está em curso para compreender melhor os mecanismos subjacentes a esta regeneração e para explorar se os princípios biológicos podem ser aplicados para melhorar a cicatrização de feridas em humanos. Créditos da imagem: Etty Bachar-Wikström, MBL

Wikström aventura-se a ter ideias. "Por exemplo, no que diz respeito à mucina - um componente principal do muco - pode imaginar diferentes tratamentos tópicos ou cremes para o tratamento de feridas que podem ser desenvolvidos a partir dela".

Diz que já foram desenvolvidos produtos para o tratamento de feridas derivados do bacalhau e que é perfeitamente possível fazer o mesmo a partir do que se pode descobrir sobre a pele do tubarão.

Não esquecer o respeito pela vida marinha

À medida que os oceanos enfrentam desafios como a sobrepesca e a poluição, a compreensão das adaptações únicas dos tubarões, como a sua capacidade de regeneração, torna-se essencial para garantir a sobrevivência destas espécies vitais para o equilíbrio marinho.

O estudo destas capacidades de regeneração realça igualmente a importância da conservação dos tubarões e do seu habitat.

A equipa responsável pelo estudo afirmou que "para além da relevância para os seres humanos, é também importante caracterizar estes animais espantosos e aprender mais sobre eles e sobre a forma como sobrevivem no seu ambiente", sublinhando que este é apenas o primeiro passo para uma compreensão molecular ainda mais profunda destes animais.

No fascinante mundo dos tubarões, a pele revela segredos surpreendentes e, quem sabe, podemos estar prestes a descobrir o próximo herói médico nas profundezas do oceano!

Referência da notícia
Bachar-Wikstrom E, Thomsson KA, Sihlbom C, Abbo L, Tartor H, Lindén SK, Wikstrom JD. Identification of Novel Glycans in the Mucus Layer of Shark and Skate Skin. International Journal of Molecular Sciences. 2023.