O ChatGPT pode passar em cursos universitários? Um novo estudo diz que sim, mas há um senão
Um novo estudo revela que, embora o ChatGPT possa resolver facilmente tarefas básicas de engenharia, tem dificuldade em resolver problemas que exigem pensamento crítico, o que suscita preocupações sobre o que os alunos realmente aprendem quando confiam na IA.

Poderá o ChatGPT superar os trabalhos de casa? Os investigadores da Universidade de Illinois puseram-no à prova inscrevendo a versão gratuita do ChatGPT num curso completo de engenharia. A IA lidou com a matemática básica com facilidade, mas falhou quando os problemas se tornaram mais complexos, revelando deficiências significativas na aprendizagem dos alunos e das máquinas.
Um semestre com ChatGPT: a experiência de estudo
Na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, os investigadores do Departamento de Engenharia Aeroespacial atribuíram ao ChatGPT as mesmas tarefas que os alunos de um curso semestral de sistemas de controlo. Em problemas matemáticos estruturados, o ChatGPT recebeu uma nota de “A”. No entanto, quando confrontado com tarefas abertas que exigiam um raciocínio mais profundo, a IA mal conseguiu uma nota A.
No final, o ChatGPT obteve uma nota B no curso: passou, mas não foi perfeito. A média da turma de alunos reais foi ligeiramente superior, quase 85%. De acordo com o investigador principal e estudante de doutoramento Gokul Puthumanaillam, a fraca capacidade de raciocínio da IA foi o seu maior obstáculo.
I'm told ChatGPT has been upgraded to be able to solve math problems and that is it the future of math tutoring. But my hit rate is ~0 so far... and I wasn't even trying trick questions.
— François Chollet (@fchollet) February 1, 2023
Not dissing the system at all -- just a PSA. pic.twitter.com/ZiqN0Tlo7V
O estudo mostra que, embora os alunos possam utilizar o ChatGPT para se desenrascarem, isso não significa que estejam realmente a aprender. A IA pode ser rápida, mas rápida nem sempre significa correta. Além disso, confiar inteiramente no ChatGPT pode levar a uma aprendizagem superficial, em que os alunos passam mas retêm pouco.
Classificações vs. crescimento: o que a IA acertou e errou
O ChatGPT pode gerar respostas em segundos, mas nem todas são fiáveis. Em vários casos, forneceu explicações bizarras ou completamente incorretas, mesmo com todo o material do curso.

Até foram utilizados termos como oscilações quase periódicas, um jargão que nunca foi ensinado nas aulas.
Quando ChatGPT era corrigido e lhe era feita novamente uma pergunta semelhante, por vezes melhorava, o que indicava uma capacidade de aprendizagem limitada. No entanto, o seu desempenho global manteve-se estagnado, sem melhorias significativas ao longo do tempo.
Repensar os trabalhos de casa na era da IA
Melkior Ornik, professor de engenharia aeroespacial e conselheiro de Puthumanaillam, diz que o estudo é uma chamada de atenção para os educadores. “Tal como as calculadoras nas aulas de matemática, o ChatGPT é uma ferramenta que veio para ficar”, afirmou.
Mas em vez de lutar contra isso, a Ornik planeia reformular os seus cursos para incluir mais problemas abertos e projetos práticos que desafiem os alunos para além do que a IA pode replicar. O objetivo é levar os alunos a pensar mais profundamente e não apenas a dar respostas rápidas.
A equipa de investigação observou que este estudo utilizou a versão gratuita do ChatGPT, a mesma versão que a maioria dos estudantes provavelmente utilizaria. Embora o modelo premium possa ter um desempenho ligeiramente melhor, a principal conclusão é a seguinte: a IA é excelente na resolução de problemas de rotina, mas não tem o raciocínio necessário para tarefas complexas e críticas.
Referência da notícia
University of Illinois Grainger College of Engineering. "Using ChatGPT, students might pass a course, but with a cost." ScienceDaily. ScienceDaily, 22 April 2025. <www.sciencedaily.com/releases/2025/04/250422132018.htm>.