"Moscas voadoras": o que são estes objetos flutuantes que às vezes vemos?

Os objetos flutuantes que, às vezes, podemos visualizar quando pressionamos os olhos fechados e, de seguida, abrimos e olhamos para um local bem iluminado é um fenómeno comum e chama-se "muscle volitantes", ou "moscas voadoras".

moscas volantes
Objetos flutuantes no campo visual são pequenas moléculas do corpo, como glóbulos vermelhos e proteínas, por exemplo, que fazem sombra na retina. Fonte: AbcMed

Certamente que já se questionou o que são estes objetos flutuantes que aparecem, às vezes, no meio da nossa visão, e que se movem à medida que movemos os olhos de um lado para o outro. Estes objetos são chamados de "muscle volitantes", ou "moscas voadoras".

São gerados a partir da sombra que hemácias (os glóbulos vermelhos) ou proteínas fazem sobre a nossa retina. Fique tranquilo que não é nenhum objeto externo que está a pairar na sua visão.

Parecido com moscas, apenas no nome

Estes pequenos objetos fazem sombra sobre a nossa retina. O olho é preenchido por um líquido que chamamos de "humor vítreo", e é justamente neste líquido que esses objetos "voadores" podem acabar por flutuar.

retina humana
Imagem fotográfica de uma retina humana.

À medida que estes flutuadores se aproximam da retina, ou quando olhamos para superfícies mais brilhantes, tornam-se ainda mais visíveis - e incomodativos para alguns.

Outros fenómenos igualmente interessantes e esquisitos

Outro fenómeno que gera dúvida em relação à sua origem são os pontinhos brilhantes que podem acontecer quando olhamos para superfícies ou ambientes azuis brilhantes. O "Fenómeno Entópico do Campo Azul" não são sombras, como os objetos flutuantes, mas sim, a passagem de luz através dos glóbulos brancos que se movem nos pequenos vasos ao longo da superfície da retina.

"Os glóbulos brancos são mais transparentes à luz azul do que os glóbulos vermelhos ou os próprios capilares, por isso vemos um ponto de luz em movimento sempre que olhamos para um fundo azul brilhantemente iluminado".

Estrelas nos seus olhos

Além dos fenómenos acima citados, algumas pessoas relatam também acerca de pequenos pontos que parecem "estrelas" a brilhar, tais como flashes de luz, os quais também chamam à atenção.

ponto de luz visão
Imagem ilustrativa de pequenos pontos de luz. Não é uma representação original do fenómeno descrito.

Segundo o National Health Services (NHS) do Reino Unido (UK), "são geralmente causados por um processo inofensivo chamado descolamento de vítreo posterior (DVP), onde o gel/líquido dentro dos seus olhos muda", tornando-se mais frequente à medida que envelhecemos.

No entanto, nalguns casos, é preciso ir a um oftalmologista para excluir a possibilidade de descolamento de retina.

Cuidado com certas luzes

Na sua grande maioria, os eventos descritos anteriormente são inofensivos. No entanto, é importante procurar uma avaliação oftalmológica se os flutuadores ficarem grandes ou muito frequentes, da mesma forma que estes flashes luminosos.

Além disso, é necessário distinguir estes fenómenos da chamada "aura", a qual pessoas que sofrem de enxaquecas podem experienciar.

A aura é definida como manifestações neurológicas bem localizadas, que surge de maneira gradual (não súbita!), pelo menos uma aura ocorre num dos lados do corpo, pode iniciar antes ou juntamente com a dor de cabeça e cada aura possui duração entre 5 a 60 minutos. - Sociedade Brasileira de Cefaléia

Na maior parte dos casos, segundo a SBCefaléia, a manifestação é visual, sendo possível visualizar pontos pretos, pontos brilhantes e imagens em ziguezague que surgem na visão do indivíduo. É importante tratar corretamente a enxaqueca e acompanhar a evolução da aura para evitar possíveis riscos maiores para o indivíduo.

Já teve algum destes fenómenos? Partilhe esta publicação, contando nas redes sociais as suas experiências - e não deixe de identificar a Meteored PT!