Existiu água em Marte muito mais recentemente do que pensávamos

Os dados recolhidos pelo robot Zhurong, atualmente presente na superfície do planeta Marte, sugerem que a água líquida esteve presente muito mais recentemente do que pensávamos.

Martian landscape with craters
A água líquida fluiu em Marte, e isto, há não muito tempo na escala geológica!

Já sabíamos que a água efetivamente fluíra no planeta Marte há milhares de milhões de anos, mas isso pode ter acontecido muito mais recentemente do que pensávamos... Os dados recolhidos pelo Rover Zhurong, que se encontra atualmente na superfície de Marte, sugerem que a presença de água no planeta vermelho é muito mais recente. Explicações.

Uma missão espacial liderada pela China

O Rover Zhurong é um robot da agência espacial chinesa (CNSA) que aterrou em Marte em maio de 2021, há cerca de um ano. Está presente numa grande cratera no norte do planeta chamada "Utopia Planitia", uma área até agora relativamente inexplorada.

O robot pesa cerca de 240 kg e tem a forma de uma borboleta. Ao contrário das máquinas americanas tais como o Curiosity ou o Perseverance, o Zhurong não possui um braço articulado. Em vez disso, possui vários sensores, tais como uma câmara telescópica de micro-imagem e um espectrómetro SWIR (infravermelho de onda curta), que é utilizado para observar os minerais na superfície marciana.

Os cientistas do Centro Nacional de Ciências Espaciais de Pequim utilizaram este instrumento para analisar as rochas na superfície da cratera para minerais que contêm água. Eles descobriram rochas com tons leves de 'duricrust' (uma camada dura perto da superfície do solo), que teriam sido formadas pelas atividades de uma quantidade significativa de água líquida, como o derretimento do gelo ou a subida das águas subterrâneas.

Água líquida há 700 milhões de anos

Esta descoberta sugere que a água líquida parece ter persistido por muito mais tempo do que se pensava inicialmente. Até agora, os cientistas pensavam que a água líquida em Marte remontava a cerca de 3 mil milhões de anos, durante o período Hesperiano.

Estes minerais descobertos na superfície de Marte pelo Rover Zhurong indicam a presença de água líquida há cerca de 700 milhões de anos, durante o período amazónico (época geológica recente do planeta nos últimos 3 mil milhões de anos).

Esta nova investigação muda o quadro e sugere que a superfície do planeta pode ter sido esculpida por água líquida durante a sua história geológica recente. Estas informações podem parecer triviais, mas serão úteis na procura de uma potencial fonte de água para futuras missões no local.