Copernicus apresenta o seu Atlas Climático Interativo que pode ser utilizado gratuitamente e de forma prática

A seguir mostramos como obter informações climáticas confiáveis utilizando esta ferramenta, que pode ser aplicada em áreas produtivas, formulação de políticas, educação, saúde e conservação da biodiversidade no mundo.

Mulher jovem feliz na frente do computador com café no fundo do escritório à direita
Esta aplicação permite descarregar vários mapas e gráficos, tanto do que já aconteceu no planeta quanto do que se projeta em diferentes cenários.

O Atlas Climático Interativo do Copernicus é uma aplicação web do Copernicus Climate Change Service (C3S), um programa da União Europeia.

O Atlas C3S está organizado em três painéis principais:

  • painel informativo (a);
  • painel de seleção (b);
  • painel de exibição (c).

Esta ferramenta permite a exploração espacial e a análise tanto de tendências passadas como de mudanças futuras projetadas para uma ampla gama de climas e variáveis meteorológicas.

Aprenda como usar corretamente o Atlas C3S seguindo estes passos simples

O painel de informações exibe a variável, o conjunto de dados e a dimensão de análise da seleção atual para uso como título dos produtos climáticos gráficos correspondentes exibidos no painel (c).

Ecrã principal do ATLAS C3S Copernicus
Ecrã principal do Atlas C3S que mostra os três painéis principais: informações (a), seleção (b) e exibição (c). Fonte: Copernicus.

Também pode obter uma descrição completa da seleção feita, clicando no botão (i) localizado no lado direito do painel de informações.

O painel apresenta informação detalhada sobre a variável selecionada e o conjunto de dados, bem como informação adicional sobre as diferentes opções (nível de aquecimento global, períodos de referência, etc.).

O painel de seleção inclui as diferentes opções para definir o produto climático de interesse e está organizado em três módulos principais, como pode ser visto na figura seguinte.

Elementos do painel de seleção ATLAS C3S
Itens do painel de seleção do C3S Atlas que mostra opções de configuração padrão: variável/índice e conjunto de dados (a), dimensão de análise (b) e paleta de cores com faixa de valores (c). Fonte: Copernicus.

Aqui pode ver a seleção da variável ou índice e conjunto de dados (a), a seleção da dimensão de análise (b) e a paleta de cores com faixa de valores exibida (c).

O Atlas C3S inclui informações para 30 variáveis extremas e índices organizados em diferentes categorias (quente e frio, húmido e seco, vento e radiação, neve e gelo, oceano e circulação) para simplificar a seleção.

Para conjuntos de dados de observação e reanálise, o Atlas C3S permite analisar climatologias e tendências para vários períodos predefinidos.

Conjunto de dados de reanálise ATLAS C3S
Dimensões de análise para conjuntos de dados de observação e reanálise. Fonte: Copernicus.

Em particular, a opção “climatologia e alterações” permite selecionar uma série de períodos de referência históricos predefinidos.

A opção “tendências” permite selecionar dois períodos como referências para analisar tendências de longo prazo e modernas, respetivamente.

Para conjuntos de dados de projeção climática, além dos períodos históricos comuns às observações e reanálises, a dimensão “climatologia e mudanças” permite explorar períodos futuros sob diferentes cenários de emissões.

Projeções climáticas ATLAS C3S
Dimensões de análise para conjuntos de dados de projeção em diferentes “níveis de aquecimento global”. Fonte: Copernicus.

Uma dimensão adicional da análise diz respeito aos “níveis de aquecimento global” que são relevantes para as políticas e amplamente utilizados nos relatórios do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas. (IPCC)

Além do mapa global exibir informações espaciais, o C3S Atlas permite explorar informações agregadas para uma série de regiões predefinidas da Terra, que são exibidas no seletor "conjunto de regiões".

O utilizador também pode selecionar regiões personalizadas usando a opção "definida pelo utilizador" no seletor de regiões. Esta opção permite definir uma nova região clicando no botão “lápis” e desenhando uma linha poligonal.

Todos estes elementos gráficos são atualizados dinamicamente quando altera as opções no painel de seleção.

Definitivamente temos uma nova ferramenta tecnológica que nos permitirá gerar excelentes produtos climáticos para propostas políticas, económicas, educacionais e de saúde ambiental, entre outras.