Uma nova investigação sugere que um enorme tsunami causado por um deslizamento de terras na Noruega pode ter devastado comunidades costeiras da Idade da Pedra.
Uma nova investigação sugere que um enorme tsunami causado por um deslizamento de terras na Noruega pode ter devastado comunidades costeiras da Idade da Pedra.
Descubra como os vermes gigantes do Câmbrico revolucionaram os oceanos primitivos, transformando os ecossistemas marinhos e acelerando a evolução da vida subaquática.
Estudo publicado na revista Nature mostra como o extenso período de seca vivido no Mediterrâneo Ocidental influenciou as anormais temperaturas extremas sentidas em abril do ano passado. Veja aqui os pormenores!
Um estudo realizado no Reino Unido com pessoas com fatores de risco para desenvolver diabetes tipo 2 encontrou uma relação entre a poluição do ar e a tendência de passar mais tempo sem se movimentar.
Entre os componentes variáveis presentes na nossa atmosfera, o vapor de água é, sem dúvida, o mais importante. Sem ele, as nuvens e todos os outros fenómenos atmosféricos não existiriam.
Estima-se que, nos próximos anos, as cidades e comunidades costeiras poderão enfrentar furacões mais frequentes devido às alterações climáticas. Assim, serão necessárias novas ferramentas para mitigar as consequências.
A descoberta de uma segunda estrutura ultra-grande no universo remoto veio desafiar ainda mais alguns dos pressupostos básicos da cosmologia.
Um grupo de cientistas da Universidade de Cornell descobriu algo surpreendente sobre os plásticos minúsculos, conhecidos como microplásticos, e sobre a forma como estes se deslocam no ar.
Nas profundezas do Atlântico, existe uma cascata subaquática com vários quilómetros de altura. Pode perguntar-se onde fica e como é que uma cascata destas pode estar debaixo de água. Contamos-lhe aqui.
Quando ocorrem intrusões de poeiras africanas, normalmente provenientes do Deserto do Saara, a sua maior ou menor quantidade pode trazer impactos positivos e/ou negativos, tanto para o Homem como para a Natureza. Descubra quais aqui.
Evidências indicam que existia um vulcão sobre o território brasileiro há 134 milhões de anos! O vulcão era capaz de lançar jatos de lava a mais de 1 km de altura.
Há 2300 anos, Thonis-Heracleion — os nomes egípcio e grego da cidade — era um dos grandes centros portuários do mundo. Saiba mais aqui!