Vídeo: Terror na Tailândia! Um enorme buraco abre-se em frente a um hospital e engole vários carros

Um enorme buraco abriu-se inesperadamente em frente ao Hospital Bajira, em Banguecoque, engolindo vários veículos em segundos. Testemunhas horrorizadas filmaram cenas chocantes que já se tornaram virais, enquanto as autoridades investigam as causas do desmoronamento do solo no meio da capital tailandesa.

O que parecia ser um dia normal no coração de Banguecoque transformou-se num dia de pânico e angústia. Em frente ao Hospital Bajira, um dos mais reputados centros médicos da capital tailandesa, abriu-se subitamente um gigantesco buraco, que devorou vários carros e deixou a cidade em estado de choque absoluto.

As imagens, que estão a dar a volta ao mundo, são arrepiantes: veículos completamente engolidos pelo asfalto, poeira a cobrir a zona e pessoal médico a tentar evacuar a área.

Um buraco de 50 metros de profundidade

Testemunhas oculares contam como o pavimento começou a estalar e, numa questão de segundos, uma enorme cavidade com 30 metros de largura, outros 30 metros de comprimento e 50 metros de profundidade, engoliu os carros estacionados na zona e até o poste de uma linha elétrica.

O derrame de água de dois grandes canos que se romperam na sequência do incidente contribuiu para o aumento do buraco.

Os gritos desesperados de transeuntes e doentes à entrada do hospital foram registados em dezenas de vídeos que já circulam de forma viral nas redes sociais.

Apesar de não ter havido feridos ou vítimas mortais, a dimensão do sumidouro está a deixar a população apreensiva e teme-se que as infraestruturas do hospital possam ficar comprometidas se o solo continuar a ceder.

Causas possíveis

As autoridades municipais e as equipas de emergência chegaram imediatamente ao local para isolar a zona e iniciar os trabalhos de avaliação.

Os engenheiros explicam que estes fenómenos podem ser causados por infiltrações de águas subterrâneas, falhas nos sistemas de drenagem ou movimentos tectónicos.

A causa mais provável deste buraco, um dos sumidouros urbanos mais impressionantes na Ásia nos últimos anos, pode ser a obra de um túnel subterrâneo em construção.

Mais concretamente, deve-se à acumulação de água subterrânea na junção entre o túnel e o muro da estação.

Indignação dos habitantes locais

A notícia provocou a indignação dos habitantes locais, alguns dos quais afirmam que têm vindo a registar fissuras e vibrações há semanas sem que tenham sido tomadas quaisquer medidas preventivas.

Nas imediações do incidente, encontra-se também uma esquadra de polícia que, segundo a emissora pública tailandesa Thai PBS, teve de ser evacuada.

O hospital encerrou temporariamente os seus serviços ambulatórios, embora, de momento, as urgências e as áreas de internamento continuem a funcionar.

O sentimento de insegurança no coração da cidade aumentou a pressão pública e o pedido de explicações está no auge, embora as autoridades locais considerem que os danos estão “sob controlo”.