Tolkien e a sua mulher vão ser recordados em estátuas na aldeia de East Yorkshire
Em junho, serão inauguradas novas estátuas de Tolkien em East Yorkshire, representando uma memória especial que ele teve num bosque próximo.

Tolkien foi recordado não só por O Senhor dos Anéis, mas também pelo seu amor pelas árvores e pela forma como aborrecia os seus camaradas durante os passeios na natureza, conversando ou passando tempo com as árvores.
Por isso, é muito apropriado que as estátuas de Tolkien que virão para Yorkshire sejam feitas de madeira. Têm uma história de bosque para contar da sua própria vida, quando estava nos bosques de East Yorkshire com a sua mulher Edith a dançar entre as árvores.
New oak statues of J.R.R. Tolkien and his wife Edith by woodcarver Allen Stichler set to be unveiled in Roos later this year. Tolkien spent 18 months convalescing in Hull and East Yorkshire after the First World War. pic.twitter.com/YA14IYzswU
— Angus Young (@angus_young61) March 25, 2025
As estátuas foram concebidas para comemorar esse momento. Pensa-se que foi isto que inspirou uma cena no romance O Silmarillion e na história romântica de Berel e Luthien.
O lugar de Tolkien em Yorkshire
Pensa-se que a paisagem luxuriante do Yorkshire contribuiu para o mundo imaginativo da Terra Média. As estátuas serão colocadas na aldeia de Roos, perto de Withernsea, como parte do percurso do Triângulo de Tolkien, baseado na sua passagem por Hull e East Yorkshire.
Este percurso inclui o hospital militar em Hull, onde Tolkien foi tratado, e as bases militares na costa de Holderness, onde esteve estacionado durante a Primeira Guerra Mundial. Tolkien passou 18 meses em Yorkshire a recuperar da febre das trincheiras depois de servir durante a Primeira Guerra Mundial.
A primeira dessas estátuas mostra um jovem Tolkien e a segunda mostra Edith a dançar. Ambas foram esculpidas à mão em carvalho grosso por Allen Stichler. O conselheiro Nick Coultish, que é membro do gabinete para a cultura, o lazer e o turismo do Conselho de East Riding of Yorkshire, disse à BBC: “A inauguração destas estátuas é um tributo não só ao tempo que passou aqui durante a Primeira Guerra Mundial, mas também ao impacto duradouro que esta bela paisagem teve na sua criatividade”.
“Tolkien encontrou inspiração para algumas das suas histórias mais duradouras, e é apropriado que celebremos o seu legado no mesmo lugar que o ajudou a despertar.”
Reservas para a grande inauguração
A BBC anunciou que o par de esculturas de madeira será exibido a 6 de junho nos terrenos da All Saints Church da aldeia de Roos. Há um número limitado de lugares disponíveis para reservar para o evento da grande inauguração. Os bilhetes remanescentes podem ser reservados antecipadamente online.

As duas novas obras de arte esculturais serão reveladas em Roos, uma aldeia e paróquia civil perto de Withernsea, em East Riding, Yorkshire. Farão parte de um trilho do Triângulo de Tolkien, destacando o seu tempo em Hull e East Yorkshire. Roos merece uma visita pelo seu encanto. Situa-se a apenas 19,3 km de Kingston-upon -ull.