Tempestade inusitada de granizo ‘bombardeia’ nordeste da França

Um pouco por toda a Europa vão-se multiplicando os episódios de tempo severo, e, desde França, da região de Plombières-les-Bains, departamento de Vosges, chegam imagens impressionantes de uma chocante tempestade que chegou a deixar 80 cm de granizo acumulado. Confira!

As imagens são espetaculares: nelas vemos as quantidades impressionantes de granizo que se acumulou no solo após as fortes trovoadas da manhã da passada terça-feira (29) no departamento de Vosges, região de Plombières-les-Bains, França. Tal como podemos ver no vídeo, dezenas e dezenas de centímetros de granizo caíram localmente, acumulando de tal forma que mais parecia um nevão. Esta situação obrigou ao uso de pás que costumam ser usadas para a remoção da neve, bem como de limpa-neves em finais de junho, o primeiro mês da estação estival!

Antes da chegada da tempestade, o instituto de meteorologia nacional (Météo France) havia colocado todo o nordeste do país (54 departamentos) sob aviso amarelo devido ao risco de trovoada. A tempestade chegou a meio da manhã a França, oriunda do sul do departamento de Vosges, percorrendo-o, segundo Romain Munier -responsável pelas comunicações nos bombeiros- "através do Le Val d'Ajol e Plombières-les-Bains, para subir em direção a Remiremont e Bruyères", disse Romain Munier, responsável pelas comunicações dos bombeiros dos Departamentos.

A presidente da Câmara da cidade de Plombières, Lydie Barbaux, defende que o município de 1.600 habitantes foi duramente atingido, ao viver ontem um “momento apocalípitico”. A chuva torrencial resultou em inundações localmente fortes que invadiram caves, garagens, casas, lojas e locais que inclusive registaram 1,20 m de granizo! Desta situação meteorologicamente severa e acrescida de riscos resultaram alguns feridos e vários danos materiais.