Tempestade Amelie afeta a Península Ibérica e França

A tempestade Amelie vai chegar à Península Ibérica e à costa Oeste de França durante o fim de semana, persistindo durante o início da semana. Vai trazer precipitação forte, vento e agitação marítima. Confira connosco todos os detalhes.

João Tomás João Tomás 02 Nov. 2019 - 19:56 UTC
Tempestade Amelie vai provocar forte agitação marítima.

Durante o fim de semana, a tempestade Amelie vai avançar em direção ao Golfo da Biscaia, afetando sobretudo a costa Norte de Espanha e a costa Oeste de França. A depressão, identificada durante o dia de ontem a sul da Islândia, está a deslocar-se no sentido leste-sueste.

Depois de passar pelas Ilhas Britânicas afetará progressivamente a Galiza, as Astúrias e o País Basco, chegando à costa oeste de França, com rajadas de vento que podem atingir os 120 km/h. Um dos principais efeitos será a velocidade do vento, mas não será o único. Espera-se ainda precipitação intensa e forte agitação marítima.

Em relação ao vento, a primeira grande tempestade da temporada, vai trazer ventos sustentados fortes, com rajadas igualmente fortes, que vão afetar quase toda a Península Ibérica, as Ilhas Baleares e a totalidade do território francês. A velocidade do vento está identificada como a principal ameaça à população e às infraestruturas nas áreas mais afetadas pela Amelie. A precipitação vai ser igualmente forte e intensa, mas em áreas mais específicas do Norte Peninsular e das províncias do Oeste e do Noroeste francês. Para as áreas mais a Sul de Espanha e a Sul e Sudeste de França, não está prevista precipitação de todo.

No que concerne à agitação marítima, as áreas costeiras estão já em alerta tanto em França, como em Espanha, para os possíveis efeitos da passagem desta tempestade. São esperadas situações de inundações e galgamentos, situações que podem piorar consoante as marés. As autoridades locais vedaram o acesso em algumas ruas junto ao mar, para minimizar a ocorrência de vítimas mortais.

Os possíveis efeitos no nosso país

A passagem da Amelie a norte da Península Ibérica vai trazer alguns "efeitos secundários", sem que no entanto sejam esperadas alterações significativas no estado do tempo. Espera-se um aumento da precipitação e a intensificação do vento, especialmente a partir do fim do dia de hoje. O litoral Norte e Centro, bem como as terras altas serão, as áreas mais afetadas.

Estão previstas rajadas de vento na ordem dos 90 km/h nas terras altas, bem como uma ligeira descida da temperatura. A agitação marítima será forte, principalmente a Norte do Cabo Raso, com especial incidência para domingo dia 3.

Estes efeitos, diretamente relacionados com a passagem da depressão Amelie, podem levar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir um aviso Amarelo para as áreas que serão mais afetadas.

Publicidade