Sismo de magnitude 7.1 perto de Acapulco, México: os primeiros vídeos

Um sismo de magnitude 7.1 atingiu o centro do México a meio da noite em Portugal. Houve falhas de energia generalizadas e, de momento, há registo de um morto. Aqui estão alguns vídeos.

Um terramoto de magnitude 7,1 foi registado na área do México central na noite de terça-feira 7 para quarta-feira 8 de setembro, às 20:47 hora local (antes das 3h da manhã em Portugal). O epicentro teve lugar num ponto situado a 14 km a sudeste de Acapulco, no estado de Guerrero. Às 8 horas da manhã (hora portuguesa) do dia 8 de setembro, o balanço provisório era de uma vítima. Inicialmente, 1,6 milhões de pessoas ficaram sem luz. O potente terramoto provocou apagões generalizados. Os primeiros vídeos da área mostram o brilho causado pela avaria das instalações de energia após o poderoso tremor de terra.

Pouco mais de uma hora após o sismo, o Presidente do México Andrés Manuel López Obrador disse que "felizmente, não há danos graves".

Uma pessoa morreu no município de Coyuca de Benítez. Após a meia-noite (hora do México), a Comisión Federal de Electricidad, CFE, informou que a situação está lentamente a voltar ao normal após a suspensão da eletricidade.

O terramoto ocorre exatamente 4 anos após o sismo de magnitude 8.2 que causou graves danos em Chiapas em 2017. Setembro comemora também o grave terramoto que atingiu a Cidade do México a 19 de setembro de 1985 e o terramoto de 19 de setembro de 2017 no estado de Puebla.