Descubra a maior e mais rara flor do mundo: cheira a cadáver!

Considerada uma maravilha da natureza pelos botânicos, esta flor gigante pode pesar mais de 10 quilos, embora a sua principal característica seja o seu cheiro, que fará com que não queira aproximar-se demasiado dela.

A Rafflesia tuan-mudae pode atingir um metro de diâmetro e pesar mais de 10 quilos. Créditos: a quem de direito.

Como imagina que será a maior flor do mundo? O reino vegetal contém surpresas grandes e incontáveis, e uma delas é uma flor gigante que é muito especial. Embora de longe pareça uma flor exótica, enorme e bonita, aqueles que se aproximam dela apanham uma surpresa desagradável.

Onde se pode encontrar esta flor rara?

A Rafflesia tuan-mudae tem um diâmetro de mais de 100 centímetros e foi descoberta pela primeira vez no início de 2020 na Área de Conservação da Natureza de Maninjau, na ilha de Samatra (Indonésia). Esta flor foi descoberta pela primeira vez pela BKSDA da Samatra Ocidental em finais de 2017.

O anterior recorde mundial de Rafflesia tuan-mudae tinha sido alcançado pelo mesmo local e pela mesma planta hospedeira em 2017, de acordo com a Agência de Conservação dos Recursos Naturais da Samatra Ocidental (BKSDA). Até então, o recorde era detido por outra Rafflesia nas Filipinas, com um diâmetro de cerca de 100 centímetros.

Pode pesar... mais de 10 quilos!

A Rafflesia é um género de planta parasitas fanerógamas que contém 15 espécies, que habitam no Sudeste Asiático. Estas plantas brotam do solo e não têm clorofila, pelo que necessitam de se alimentar de um hospedeiro para obter água e nutrientes para poder sobreviver.

As plantas de Rafflesia não têm folhas e quase não têm caule; sendo na realidade uma flor de cinco pétalas com um diâmetro superior a um metro e pesando mais de... 10 quilos! Embora façam lembrar os cogumelos, são descendentes da famílias das flores Poinsétia (ou manhã de páscoa), mostrando um surpreendente desvio na sua linha evolutiva.

O seu cheiro vai mantê-lo afastado

A vida desta planta curiosa oscila entre os quatro e os cinco dias. No entanto, a sua principal característica é o seu cheiro, que faz lembrar um cadáver ou carne podre, pelo que não é a flor ideal para dar de presente. Isto faz com que as moscas necrófagas sejam atraídas, agindo como polinizadoras sem receber nada em troca.

O seu cheiro é muito semelhante ao de carne podre, com o objetivo de atrair as moscas necrófagas.

Muitos botânicos classificam-na como uma das maravilhas da natureza, e para evitar danos a esta flor gigante, a BKSDA impôs medidas de segurança rigorosas em torno desta planta rara, e atualmente está protegida pela Lei dos Recursos Naturais e Conservação do Ecossistema.