O tempo na Páscoa de 2018: Poderá ser assim?

A Semana Santa está a chegar. É quase impossível prever exatamente o que vai acontecer em três semanas por isso deitamos um olhar sobre a História e para os anos em que a Páscoa também aconteceu no final de março. 

Procissão da Semana Santa em Braga, Portugal. Fonte: © Câmara Municipal de Braga.

Março de 2018 abrange a Semana Santa Pascoal no seu calendário.  Assim, um autêntico vendaval de previsões em relação ao estado do tempo da última semana de março já começou! Com vários locais turísticos sobrelotados, já que este período é sinónimo de férias e descanso, há quem olhe preocupado para as previsões meteorológicas. Existem mapas com nuvens, chuvas, trovoadas, sol e calor com um frenesim próprio de previsões a longo prazo. A variabilidade primaveril, com massas de ar instáveis e num constante “sobe e desce” próprias da transição Inverno-Primavera fazem jus ao ditado popular “Março marçagão de manhã cara de anjo à tarde cara de cão”.

As previsões mais fiáveis são as que são feitas a 3 dias, por isso, saber o que vai acontecer daqui a três semanas é praticamente impossível. No entanto, é possível traçar um cenário previsível do vai acontecer na Semana Santa de 2018 com base no arquivo histórico dos últimos anos que mostra que o tempo nesta altura não é de fiar...

 As últimas Páscoas em março

Segundo o IPMA, março de 2010 foi o mês mais frio e chuvoso em Portugal Continental dos 24 anos que o antecederam. Tendo por base o período de referência (1971-2000), os valores médios da temperatura média do ar de 2010 foram inferiores em -0,8ºC. No Continente, o terceiro mês do ano de 2010 também foi um dos marços mais chuvosos em três décadas até então, registando 128.1mm de precipitação.

Março de 2013 foi o 2º mais chuvoso dos 65 anos que o antederam e registou valores mais baixos que o normal da temperatura média do ar. Observaram-se quantidades de precipitação 2.5 a 5 vezes superiores aos valores médios e para termos uma ideia do quão anormal foi março de 2013, o termómetro das Penhas Douradas atingiu -6,2ºC no dia 13 e uma quantidade grotesca de pluviosidade em apenas 24h, cerca de 8 dias antes, registando 78.4mm de precipitação. O maior valor de temperatura máxima teve lugar no Pinhão (21.9ºC).

Março de 2015 registou um cenário completamente diferente dos homólogos de 2010 e 2013. Se março foi um mês muito seco, registando um valor médio de temperatura acima do normal - +0.28ºC – e o valor mais baixo de precipitação nos 18 anos que o antecederam – apenas 17.6mm, abril continuou com a tendência quente e seca do mês anterior, chegando mesmo a registar 32.9ºC em Alcácer do Sal três dias antes da Páscoa!

Em 2016, março foi um mês muito frio e relativamente à quantidade de precipitação esteve dentro dos valores da média do período de referência. A temperatura média do ar em Portugal Continental registou, nesse mês, um valor de 10.48ºC e foi inferior ao valor normal (-1,43ºC).

Páscoa 2018: Será que o tempo vai estar acolhedor?

Previsão Páscoa 2018

Segundo o modelo europeu de previsão (ECMWF), que traça projeções a longo prazo, a Semana Santa de 2018 poderá ter um período muito semelhante ao de 2013 ou seja, muito frio e muito chuvoso. Prevê-se um tempo fresco e húmido para esta altura e de acordo com o mapa das anomalias, ainda não muito fiável, a última semana de março continuará a ser alvo de depressões vindas do oeste com chuvas a incidir no litoral português, sobretudo entre Aveiro e Viana do Castelo. Comparativamente, os Açores e a Madeira deverão ter uma Páscoa menos chuvosa.