Como a pandemia tem impacto na qualidade das previsões meteorológicas

Numa tentativa de reduzir a propagação da doença Covid-19, os governos têm tomado determinadas medidas que levaram a uma redução significativa de voos de aeronaves e consequentemente de observações meteorológicas por parte dos aviões.

Avião
Durante a pandemia do COVID-19 verifica-se uma redução significativa de voos de aeronaves e consequentemente de observações meteorológicas dos aviões.

Grande parte dos aviões, durante a sua rota ou mesmo durante a aterragem ou ao descolar, obtêm milhares de observações do estado da atmosfera. Estes dados alimentam em parte os modelos numéricos de previsão, sobre os quais as previsões meteorológicas são elaboradas.Estas observações são usadas em conjunto com muitas outras para ajudar a prever o estado do sistema Terra.

O Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo

O Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), além de ser um centro de investigação, é também um centro operacional que funciona 24 horas por dia, produzindo um modelo numérico de previsão global e outros dados para os Estados Membros, dos quais Portugal faz parte, Estados Cooperantes e para a comunidade em geral.

O Centro possui uma das maiores instalações de supercomputadores, onde corre operacionalmente o modelo numérico de previsão que abrange todo o globo.

Redução do número de observações meteorológicas de aeronaves

De acordo com informação do ECMWF, até 23 de março, houve uma redução de 65% nas observações recebidos em comparação com 3 de março. Globalmente, a redução foi cerca de 42%. Há uma redução geral na densidade de observações, principalmente na Itália e em partes da Europa Oriental.

Muitas observações meteorológicas de aeronaves são fornecidas pelas companhias aéreas dos EUA, com uma cobertura particularmente densa sobre os EUA, mas os programas europeus e outros também fazem contribuições significativas. As observações sobre a Europa foram particularmente atingidas na semana passada. Mas outros programas caíram substancialmente nos últimos dias, nomeadamente programas da EUMETNET (associação constituída por 31 serviços meteorológicos europeus).

De acordo com Steve Stringer, coordenador de programas da EUMETNET ABO, programa que trata das observações obtidas por aeronaves, as informações mais recentes disponibilizadas pelas companhias aéreas sugerem que a cobertura europeia do AMDAR (relatório com observações meteorológicas elaborado por aviões) será reduzida em 65% ou mais no próximo mês e que deve continuar no verão.Também é esperado que os números e a cobertura geográfica sejam reduzidos em outros lugares nas próximas semanas.

Christopher Hill, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), prevê que uma redução substancial na disponibilidade de dados AMDAR dos EUA continue nas próximas semanas, provavelmente gerando impacto na produção dos nossos sistemas numéricos de previsão meteorológica.Também o Serviço Meteorológico Australiano prevê que a situação agrave, com a Qantas a suspender todos os voos internacionais a partir do final de março e reduzindo os voos domésticos australianos em 60%.

Satélite
Observações de vento por satélite recentemente adicionadas ajudarão a mitigar a queda no número de observações das aeronaves.

O impacto da redução de observações no modelo ECMWF

Em 2019, o ECMWF realizou um teste utilizando uma série de previsões sem o uso de relatórios de aeronaves (mas com todos os outros dados), em comparação com o uso de todos os dados (ou seja, incluindo relatórios de aeronaves) para prever o estado do sistema Terra.

Os estudos de sensibilidade do ECMWF mostraram que a remoção de todos os dados de aeronaves degrada as previsões de vento e temperatura de curto alcance a determinados níveis da atmosfera até 15%, com degradações significativas em todas as faixas de previsão até sete dias. Há um impacto menor, mas ainda estatisticamente significativo, em campos próximos à superfície, até 3% na pressão superficial.

Este impacto diminui a qualidade das previsões tanto à superfície como em altitude, nomeadamente para a navegação aérea. No entanto, observações de vento por satélite recentemente adicionadas ajudarão a mitigar a queda no número de observações baseadas em aeronaves.