Os Emirados Árabes Unidos realizaram com êxito a semeadura de nuvens para aumentar a precipitação na região

De acordo com os meios de comunicação social e relatórios oficiais, os Emirados Árabes Unidos realizaram com êxito milhares de missões de semeadura de nuvens no país nos últimos 13 anos para melhorar a precipitação na região.

semear nuvens
Queima de produtos químicos para aumentar a precipitação em zonas nubladas.

Segundo a imprensa local dos Emirados Árabes Unidos (EAU), a divisão de semeadura de nuvens (cloud seeding em inglês) do Centro Nacional de Meteorologia (NCM) entrou em ação e enviou 14 voos especializados em dois dias para amplificar a precipitação em todo o país.

A chuva encharcou o solo em 11 e 12 de fevereiro de 2024, com precipitação moderada a forte e até granizo em todo o país. Segundo o Gulf News, a divisão especializada em semeadura de nuvens do Centro Meteorológico Nacional (NCM) dos EAU estava pronta para entrar em ação quando os radares meteorológicos mostraram que as nuvens de chuva iriam passar sobre o país no domingo e na segunda-feira, trazendo um tempo mais húmido.

O que é a semeadura de nuvens?

A cloud seeding é uma técnica de modificação meteorológica que melhora a capacidade de uma nuvem produzir chuva ou neve, encorajando as gotículas de água mais pequenas dentro das nuvens a fundirem-se em gotas de chuva maiores e mais pesadas e, eventualmente, a caírem no solo.

A cloud seeding (semeadura de nuvens) é uma técnica de modificação meteorológica que melhora a capacidade de uma nuvem produzir chuva ou neve, encorajando as gotículas de água mais pequenas dentro das nuvens a fundirem-se em gotas de chuva maiores e mais pesadas que podem depois cair no solo. Esta técnica só pode ser aplicada quando existem nuvens que contêm humidade e não cria nuvens artificialmente.

O processo envolve a introdução de substâncias como cristais de sal nas nuvens, promovendo a formação de gotas de chuva maiores que caem como chuva. Esta técnica só pode ser aplicada quando nuvens contendo humidade (chuva) se desenvolvem ou passam sobre o país e não cria nuvens artificialmente.

Como é efetuada a semeadura de nuvens nos Emirados Árabes Unidos

O departamento de semadura de nuvens do NCM utiliza um sofisticado radar de vigilância meteorológica, que é responsável por monitorizar a formação de nuvens 24 horas por dia. Quando as condições meteorológicas são favoráveis, a cerca de 3.000 metros acima do nível do mar, um avião lança sal nas nuvens brancas mais promissoras, com a esperança de precipitar chuva no solo. As missões de semeadura de nuvens não são limitadas pelas estações do ano e são efetuadas ao longo de todo o ano quando são detetadas nuvens semeáveis.

Quando as nuvens começam a formar-se, um avião especial rodeia-as para analisar a sua formação e teor de humidade. Quando os pilotos confirmam que foram encontradas nuvens favoráveis, os aviões NCM que transportam cristais de sal misturados com magnésio, cloreto de sódio e cloreto de potássio são "lançados" nas nuvens. Durante os voos tradicionais de semeadura de nuvens nos EAU, são injetados sais naturais ou agentes hidroscópicos nas nuvens para aumentar a precipitação.

Imagem de 11 de fevereiro de 2024 sobre os Emirados Árabes Unidos mostrando a cobertura de nuvens num dia de semeadura de nuvens. NASA

Os voos de semeadura de nuvens são efetuados durante todo o ano nos EAU quando são detetadas nuvens semeáveis. Nos últimos 13 anos, os EAU efetuaram com êxito milhares de missões de semeadura de nuvens no país para melhorar a precipitação na região.

youtube video id=s2j4WEvrJbs

De acordo com os responsáveis pelo projeto nos Emirados Árabes Unidos, a sementeira de nuvens é particularmente eficaz com nuvens convectivas, as formações de nuvens que se desenvolvem verticalmente e se assemelham a grandes nuvens de algodão.