Os 10 vídeos mais incríveis do ano 2025 na Meteored: tempo extremo e fenómenos naturais

Na Meteored compilámos os vídeos mais impactantes de um 2025 que nos deixou um grande repertório de meteorologia extrema e fenómenos naturais impactantes. Qual será o nosso número 1?
O top 10 com os vídeos mais impactantes de cada ano tornou-se um clássico da Meteored. A nossa redação acumula mais de meia década de busca diária e incansável de testemunhos audiovisuais impactantes, mostrando desde os fenómenos meteorológicos mais extremos do planeta até pequenas curiosidades ou desastres naturais.
Nesta edição, temos um ranking muito impactante, com alguns eventos atmosféricos que se revelaram catastróficos ou sem precedentes até à data, refletindo o avanço imparável das atuais alterações climáticas, ou algum fenómeno natural que o deixará de boca aberta porque pensará tratar-se de uma cena de um filme de ficção científica.
De colapsos de glaciares a grandes furacões
Em décimo lugar, temos as imagens impressionantes de um downburst húmido em San Antonio de Prado (Colômbia), que deixou no seu rasto chuvas muito fortes e ventos com força de furacão na zona. Em nono lugar, temos o Peru, onde grandes blocos de um glaciar se fragmentaram em Vallunaraju, pondo em perigo os alpinistas que estavam a treinar.
In the eye of the devastating ️ #HurricaneMelissa. A hurricane-hunting plane captured these images that look straight out of a science fiction movie. pic.twitter.com/5ORlbrQ7JY
— Meteored (@meteoredcom) October 28, 2025
No número oito, saltamos para o outro lado do Atlântico, mais concretamente para o Reino Unido. No início de maio, um enorme dust devil surpreendeu os habitantes de Great Ancoats Street, em Manchester. Regressamos agora à América do Sul, mais concretamente ao Rio Grande do Sul (Brasil), onde, há algumas semanas, granizo gigante causou danos materiais catastróficos em várias cidades.
Continuamos a nossa subida para alcançar a sexta posição. Em Tyrnauz, no sul da Rússia, uma aterradora e perigosa avalanche repentina de água, lama e rochas obrigou à evacuação de centenas de pessoas em pleno verão. Em quinto lugar, viajamos para Oaxaca, no México, onde se registaram ondas enormes devido ao furacão Erick, o primeiro “major” da temporada, que chegou muito cedo e depois de ter sofrido um cavamento explosivo.
O quarto lugar vai para umas imagens espantosas do olho do furacão Melissa, um ciclone tropical que fez história na bacia do Atlântico devido à sua intensidade, captadas a partir de um avião caçador de furacões da NOAA.
Os 3 vídeos mais impactantes de 2025
Chegámos ao pódio, com um resultado muito renhido. A medalha de bronze vai para um vídeo arrepiante do Monte Etna, em Itália, no início de junho, quando uma grande e súbita erupção fez com que centenas de turistas fugissem do vulcão. O segundo lugar vai para a formação repentina de um buraco de 50 metros junto ao Hospital Bajira, em Banguecoque, na Tailândia, que engoliu vários objetos e carros.
#BreakingNews
— Meteored (@meteoredcom) August 5, 2025
Cloudburst causes massive Destruction in #Uttrakhand, India.
A few minutes ago, water and earth swallowed two urban centers, teams are searching for survivors.#SevereWeather pic.twitter.com/URnYktiexq
O primeiro lugar vai para a Índia, com as imagens aterradoras do estado de Uttarakhand, onde, no início de agosto, grandes inundações repentinas varreram tudo no seu caminho. Infelizmente, pelo menos cinco pessoas morreram e meia centena continua desaparecida. Esperemos que 2026 nos traga uma classificação mais simpática.