O maior avião elétrico da História com capacidade para 90 pessoas poderá voar em 2033

Para isso, está a trabalhar numa melhoria revolucionária nas baterias que irão sustentá-lo. Teria o mesmo impacto ambiental que um carro elétrico com uma autonomia inicial de 800 km que poderia ser alargada até 1.000 km.

avião elétrico
A startup holandesa Elysian planeia ter o seu avião elétrico a voar com capacidade para 90 pessoas em 2033. Para isso, é necessário concluir uma nova melhoria na tecnologia de baterias. Imagem: Elysian.

Uma nova empresa revelou o projeto de um avião de passageiros totalmente elétrico com capacidade para 90 passageiros, cujo lançamento está previsto para 9 anos, em 2033. Especificamente, o conceito E9X foi desenhado pela empresa holandesa Elysian, e é uma aeronave movida a bateria, que pode voar até 800 quilómetros com uma única carga, com base numa bateria teórica de 360 watt-hora por quilograma (Wh/kg), a medida padrão da densidade da bateria.

A aeronave elétrica E9X baseia-se em investigações que afirmam que as nossas suposições anteriores sobre aeronaves elétricas a bateria estavam erradas. Com a nova tecnologia de bateria, o alcance inicial seria de 800 km, mas poderia ser estendido para 1.000 km.

Em contrapartida, uma bateria Tesla tem densidade entre 272 e 296 Wh/kg, segundo uma revista especializada no setor, a Inside EVs. Com melhorias futuras, a Elysian espera aumentar o alcance da aeronave para 1.000 km.

O design do E9X e a tecnologia básica que o alimenta baseiam-se numa colaboração com investigadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, o que deu origem a dois artigos publicados no dia 4 de janeiro na revista American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA). O primeiro dos artigos foca-se em redefinir suposições em torno da tecnologia de bateria existente.

A maior parte da literatura sugere que aeronaves elétricas a bateria só são viáveis para viagens de curto alcance de até 400 km com um máximo de 19 passageiros a bordo. Consequentemente, a maioria dos esforços no mundo real concentrou-se no projeto de aeronaves elétricas regionais ou intermunicipais.

Baterias com maior desempenho

No artigo, a equipa liderada por Rob E. Wolleswinkel sugere que os avanços na tecnologia de baterias permitem que aeronaves maiores alojem baterias mais densas. Porém, não é possível atender às especificações de projeto com a tecnologia disponível no mercado e tal dependeria de grandes avanços na densidade energética, no peso e na eficiência das baterias.

O estudo também argumenta que os aviões podem ser projetados para serem mais aerodinamicamente eficientes do que se pensava anteriormente, o que significa que poderiam gerar mais sustentação sem aumentar o arrasto. Foram realizados cálculos com base em estimativas de alto nível de aeronaves anteriores para mostrar que existe um “espaço de projeto” no qual tanto a densidade de energia, quanto a eficiência aerodinâmica, podem atingir valores significativamente mais altos do que normalmente se supõe, conforme observado por Live Science.

Lá, essas hipóteses foram validadas através de estimativas mais detalhadas que incorporavam todos os componentes de uma aeronave, incluindo equipamentos e sistemas de bordo, para demonstrar que uma aeronave hipotética poderia voar assim que houvesse progresso. Com isto, o projeto da aeronave e os avanços esperados nos próximos anos seriam possíveis dentro de uma década.

Baixo impacto ambiental

O segundo artigo é mais específico sobre o avião. Descreve as dimensões aproximadas da aeronave E9X de 90 lugares, que incluiria baterias integradas nas asas, configuração de asa baixa e spoilers dobráveis. O avião que eles projetaram tem um consumo de energia de 167 Wh por passageiro-quilómetro, o que significa que são necessários 167 watts-hora para transportar cada passageiro por um quilómetro. Isto equivale a “um impacto ambiental muito menor” do que o querosene, o combustível de aviação sustentável movido a eletricidade (eSAF) ou as alternativas à base de hidrogénio.

Alas Elysian
Para que o avião projetado pela Elysian possa realmente voar, alguns regulamentos aeronáuticos deverão ser modificados. Imagem: Elysian

Os autores acrescentam que este impacto ambiental é comparável ao do transporte terrestre, como os atuais carros elétricos. Uma densidade de energia de 360 Wh/kg é um salto significativo em relação à tecnologia atual de baterias e é crucial para a autonomia de uma aeronave elétrica. Além disso, a infraestrutura terrestre e os regulamentos ainda precisam de se adaptar para acomodar aeronaves elétricas antes do previsto.

O E9X não será o primeiro avião elétrico de passageiros a voar, se o fizer em 2033. O primeiro avião elétrico de passageiros foi o Eviation Alice, projetado para acomodar até nove passageiros e dois tripulantes, e o seu fabricante testou o primeiro protótipo em setembro de 2022, antes da data planeada de 2027 para produção total.

Tem um alcance aproximado de 463 km. Resta saber se a empresa cumpre ou não esta data, mas a Eviation fechou acordos com companhias aéreas para embarcar o avião no futuro, incluindo um acordo escrito com a companhia aérea regional europeia flyVbird para fornecer 25 aeronaves, com opção para mais 25 no futuro.