Nevões impressionantes cobrem de branco países da Europa e Ásia

Mantos de neve acumulam-se em várias cidades europeias e asiáticas. Simultaneamente, ‘luta-se’ no trânsito para superar as estradas escorregadias. Grécia, Turquia e Islândia são dos países mais atingidos pelos fortes nevões. Espreite aqui as imagens mais espetaculares!

Alfredo Graça Alfredo Graça 08 Jan. 2020 - 20:50 UTC

A frente fria que tem causado enorme instabilidade atmosférica na Grécia foi apelidada de tempestade ‘Hephaestion’. Atingiu grande parte da Grécia com chuva, neve e temperaturas gélidas, especialmente na parte oriental. Vários territórios gregos foram ‘pintados’ de branco nos últimos dias, incluindo subúrbios do norte de Attica. Condições tempestuosas persistiram no mar e as estações meteorológicas pertencentes ao Observatório Nacional de Atenas registaram rajadas de vento até 161 km/h em Paximada, Karystos e de 147 km/h no sul de Tinos na manhã da passada segunda-feira.

Na Islândia, o Icelandic Met Ofice decretou alerta amarelo para todo o país ontem e hoje. O tempo adverso trouxe frentes frias polares, resultando em grandes constrangimentos na Península de Reykjanes, no Sudoeste, e noutras localidades do norte, sul e oeste. Isto resultou na acumulação combinada de sal e gelo, segundo relatos do mbl.is. Veja abaixo como ficou Reykjavik.

A violenta intempérie que atingiu a Islândia trouxe ventos fortíssimos, queda de neve e formação de gelo, constituindo enorme risco para a condução rodoviária. Isto afetou o horário agendado para autocarros, ferries e aviões. Muitos vôos foram cancelados pela Air Iceland Connect nos últimos dias.

A Turquia, como em Kocaeli (Balikesir), também registou acumulação impressionante de neve em várias cidades do norte. Por lá ocorreram situações insólitas no trânsito. Devido ao gelo e à neve, os carros deslizaram sem controlo pelas estradas, embatendo uns nos outros.

Publicidade