Espanha terá registado a temperatura mais baixa de sempre

O frio intenso deste arranque de 2021 já trouxe novidades a terras ibéricas. Na província de Lérida, na Catalunha, uma estação meteorológica localizada em Clot del Tuc de la Llança terá registado o recorde de temperatura mais baixa de sempre. Saiba tudo aqui!

frio; neve; Pallars Sobirà;
Foi na província de Lérida, na Catalunha, que foi registado o valor da temperatura mais baixa de sempre na Península Ibérica desde que há registos.

As noites têm sido bastante gélidas na Península Ibérica, mas na noite mágica de Reis, um novo recorde térmico foi alcançado em Espanha. Uma estação meteorológica (não oficial) localizada em Clot del Tuc de la Llança, no Parque Natural do Alto Pirineu, na província de Lérida na Catalunha, parece ter alcançado nesta madrugada de quarta-feira o recorde de temperatura mínima em Espanha, fazendo história e tornando 2021, logo no seu início, um ano bastante prometedor no que toca à meteorologia.

A temperatura mínima negativa de -34,1 ºC foi registada em primeiro lugar pelo “Projecte 4 Estacions”, um grupo de aficionados da meteorologia que acompanha os valores registados em tempo real. A partir dos números de duas organizações meteorológicas não oficiais, o site “Meteo Valls d’Aneu” e o site “MeteoPirineu.com”, torna-se percetível que este valor de temperatura terá sido alcançado por volta das 5h19 (hora local).

Estes sites recebem dados de uma estação meteorológica instalada numa estância de ski, segundo informações providenciadas pelo “La Vanguardia”. Clot del Tuc de la Llança localiza-se a 2.305 metros de altitude. Noutros lugares, foram registados valores de temperatura mínima de -27,2 ºC em La Vasequilla, -25,7 ºC em Liordes e de -22,3 ºC em Vega del Codorno.

Algumas instituições oficiais, tais como a delegação regional de Aragão da Agência Estatal de Meteorologia e a Noromet, Associação Meteorológica do Noroeste Peninsular, reconheceram os valores registados pela estação meteorológica de Clot del Tuc de la Llança, que ainda assim carecem de validação oficial por parte do Serviço Meteorológico da Catalunha.

O valor de temperatura mínima mais extremo desde 1956

De acordo com informações da imprensa espanhola, este recorde térmico poderá ser o mais elevado desde 1956, ano em que foram registados -32 ºC em Estany Gento (um lago de origem glaciar), em Vall Fosca, no município espanhol de Torre Cabdella. Nos últimos dias, as temperaturas negativas têm marcado presença de forma sólida em Espanha, sobretudo nas áreas montanhosas, devido à passagem de uma massa de ar ártico que também está a atingir Portugal continental.

A previsão do tempo para os próximos dias estima que, a par do frio colossal que já se faz sentir com as temperaturas mínimas muito baixas, chegue a depressão Filomena, uma tempestade potencialmente histórica devido à quantidade de neve acumulada prevista (em três dias a neve deverá superar os 50 cm de espessura em alguns locais do centro da Península Ibérica). Além da neve, a precipitação prevista, o vento e a continuação do tempo extremamente frio para várias regiões espanholas poderão transformar ‘Filomena’ num dos maiores episódios de tempo severo dos últimos anos.