Demonstração tecnológica da NASA transmite o primeiro vídeo do espaço profundo através de laser!

Um novo vídeo, com um gato chamado Taters, foi enviado de uma distância de quase 31 milhões de km para a demonstração de comunicações a laser da NASA, assinalando, assim, um marco histórico.

tecnologia espacial
Enviado pelo transcetor DSOC a bordo da nave espacial Psyche, a quase 31 milhões de quilómetros da Terra, o vídeo apresenta um gato chamado Taters. Fonte: NASA/JPL-Caltech.

A experiência de Comunicações Óticas do Espaço Profundo (DSOC) da NASA transmitiu um vídeo de ultra-alta definição no dia 11 de dezembro, a partir de um recorde de 31 milhões de km, ou cerca de 80 vezes a distância Terra-Lua. Este marco faz parte de uma demonstração tecnológica da NASA que tem como objetivo transmitir vídeos de largura de banda muito elevada e outros dados do espaço profundo - permitindo futuras missões humanas para além da órbita da Terra.

"Aumentar a nossa largura de banda é essencial para atingir os nossos futuros objetivos de exploração e ciência, e esperamos o avanço contínuo desta tecnologia e a transformação da forma como comunicamos durante as futuras missões interplanetárias."

Administradora adjunta da NASA, Pam Melroy.

A demonstração transmitiu o vídeo de teste de 15 segundos através de um instrumento de ponta chamado transcetor laser de voo. O sinal de vídeo demorou 101 segundos a chegar à Terra, enviado à taxa de bits máxima do sistema de 267 megabits por segundo (Mbps). Capaz de enviar e receber sinais de infravermelhos próximos, o instrumento enviou um laser codificado de infravermelhos para o Telescópio Hale no Observatório Palomar do Caltech, no Condado de San Diego, Califórnia, onde foi descarregado.

Cada fotograma do vídeo em loop foi então enviado "em direto" para o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no Sul da Califórnia, onde o vídeo foi reproduzido em tempo real.

A demonstração de comunicações a laser, lançada com a missão Psyche da NASA em 13 de outubro, foi concebida para transmitir dados do espaço profundo a taxas 10 a 100 vezes superiores às dos sistemas de radiofrequência de última geração utilizados atualmente pelas missões espaciais profundas.

À medida que a Psyche viaja para a principal cintura de asteroides entre Marte e Júpiter, a demonstração tecnológica enviará sinais de alta velocidade de transmissão de dados até à maior distância do Planeta Vermelho em relação à Terra. Ao fazê-lo, abre caminho a comunicações de alta velocidade de transmissão de dados capazes de enviar informações científicas complexas, imagens de alta definição e vídeo para apoiar o próximo salto gigante da humanidade: enviar seres humanos a Marte.

O protagonista do vídeo é um gato!

Carregado antes do lançamento, o pequeno vídeo de ultra-alta definição apresenta um gato malhado laranja chamado Taters, o animal de estimação de um funcionário do JPL, a perseguir um ponteiro laser, com gráficos sobrepostos. Os gráficos ilustram várias características da demonstração técnica, como a trajetória orbital de Psyche, a cúpula do telescópio de Palomar e informações técnicas sobre o laser e a sua taxa de bits de dados. O ritmo cardíaco, a cor e a raça de Taters também são apresentados.

youtube video id=GvJtVOmFs5Q

Há também uma ligação histórica: a partir de 1928, uma pequena estátua da popular personagem de desenhos animados Félix, o Gato, foi apresentada em transmissões de testes televisivos. Atualmente, os vídeos de gatos, tal como os memes, são alguns dos conteúdos mais populares na Internet.

Referência da notícia:
O’Neill I. NASA’s Tech Demo Streams First Video From Deep Space via Laser. Jet Propulsion Laboratory (2023).