COP28 no Dubai: pioneiros de uma nova era climática com acordo histórico e iniciativas transformadoras

A COP28 redefine os esforços climáticos globais no Dubai, forjando acordos históricos e ações transformadoras. É chegado um momento crucial para uma ação urgente e unificada contra as crescentes ameaças das alterações climáticas. Nem todos concordam que isto é suficiente.

Aquecimento Global
"A COP28 no Dubai conclui com um consenso histórico, revelando iniciativas transformadoras para acelerar a ação climática. Os líderes mundiais unem-se, preparando o caminho para um futuro resiliente e sustentável."

Foi feita história na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, vulgarmente conhecida como COP28, que teve início a 30 de novembro e terminou a 13 de dezembro no Dubai. Líderes de todo o mundo reuniram-se numa tentativa de mudar a trajetória do nosso clima em aquecimento.

COP28: Consenso histórico para uma ação climática acelerada

A COP28 assinala um feito histórico com 198 Partes a chegarem a acordo sobre o Consenso dos EAU.

Este texto histórico define uma agenda climática ambiciosa, apelando a uma transição dos combustíveis fósseis para atingir emissões líquidas nulas até 2050.

O acordo inclui objetivos específicos para triplicar as energias renováveis e duplicar a eficiência energética até 2030, dando ênfase a uma nova arquitetura para o financiamento do clima.

Objetivos ambiciosos e ações transformadoras

A COP28 alcançou compromissos sem precedentes, incluindo um apelo sem paralelo à transição para o abandono de todos os combustíveis fósseis.

Este facto não foi bem recebido por alguns cientistas, que criticaram o facto de esta transição ser simplesmente "insuficiente".

O acordo histórico mobiliza mais de 85 mil milhões de dólares para a ação climática e garante a inclusão no processo de tomada de decisões.

O Consenso dos EAU: Um Plano de Ação para o Clima

Refletindo um ano de compromissos diplomáticos e negociações intensivas, o Consenso dos EAU sublinha o compromisso da COP28 com uma abordagem inclusiva e orientada para a ciência.

"Prometi um tipo diferente de COP. Uma COP que reunisse toda a gente - privados e públicos... sociedade civil e líderes religiosos, jovens e povos indígenas", sublinhou o Dr. Al Jaber, Presidente da COP28.

O consenso fornece um roteiro para a COP29 e a COP30, sublinhando a necessidade de planos climáticos ambiciosos e de contributos determinados a nível nacional (CDN) para toda a economia.

Realizações sem precedentes no âmbito da Agenda de Ação

A Agenda de Ação da COP28 deu origem a iniciativas notáveis, demonstrando o empenho da conferência numa ação climática transformadora:

  • ALTÉRRA: Catalisando o financiamento privado
    • ALTÉRRA: Catalisando o financiamento privado ALTÉRRA, o veículo financeiro privado catalisador de 30 mil milhões de dólares dos EAU, lançado para mobilizar 250 mil milhões de dólares para a ação climática global.
  • Agricultura e sistemas alimentares sustentáveis
    • A inovadora Declaração COP28 dos EAU sobre Agricultura, Alimentação e Clima, aprovada por 158 países, incorpora práticas sustentáveis na resposta às alterações climáticas.
  • Aceleração de sistemas de saúde resilientes ao clima
    • Endossada por 144 países, a Declaração da COP28 dos Emirados Árabes Unidos sobre Clima e Saúde prioriza a aceleração de sistemas de saúde resilientes ao clima, sustentáveis e equitativos.
  • Acelerador Global de Descarbonização (GDA)
    • O Compromisso Global de Energias Renováveis e Eficiência Energética do GDA, aprovado por 132 países, tem como objetivo triplicar a capacidade de energias renováveis e duplicar as melhorias de eficiência energética até 2030.
  • Transformação do setor do petróleo e do gás
    • A Carta de Descarbonização do Setor do Petróleo e do Gás (OGDC), assinada por 52 empresas, compromete-se a reduzir a zero as emissões de metano, a acabar com a queima de rotina até 2030 e a alcançar operações líquidas nulas até 2050.
  • Integração da liderança subnacional
    • O Compromisso da Coligação para Parcerias Multinível de Elevada Ambição (CHAMP), subscrito por 67 países, visa promover a integração de líderes subnacionais na tomada de decisões relacionadas com o clima.
  • Amplificar as vozes dos jovens
    • A Declaração Global da Juventude, proferida por jovens de mais de 160 países, sublinha o empenhamento da COP28 no envolvimento dos jovens para um futuro sustentável.

Preparar o caminho a seguir

O compromisso da Presidência da COP28 estende-se para além das negociações, com mecanismos criados para garantir que a COP29 e a COP30 aproveitem a dinâmica gerada.

As colaborações com o Brasil, anfitrião da COP30, visam aumentar as ambições em matéria de clima, dando ênfase a planos climáticos atualizados para esta década crítica.

Embora os seus resultados estejam a ser legitimamente recebidos com críticas, a COP28 está destinada a deixar um legado duradouro, uma vez que estabelece uma referência para a cooperação global na abordagem dos desafios climáticos.