StoreWindows10

Comunicação: Meteorologia e Clima e a importância do IWF

Realizou-se em Paris, de 2 a 5 de junho, a 15ª edição do Fórum Internacional da Meteorologia e do Clima (IWF) que reúne apresentadores de diferentes países da informação meteorológica nas televisões, rádios e jornais.

Teresa Abrantes Teresa Abrantes 11 Jun. 2018 - 18:36 UTC
Fórum Internacional da Meteorologia e do Clima decorreu em Paris de 2 a 5 de junho.

Os apresentadores dos boletins meteorológicos diários nas televisões são uns dos principais comunicadores da informação meteorológica, particularmente da previsão do estado do tempo, que chegam às populações. Além destes há a referir igualmente todos os que utilizam as rádios e os jornais para divulgar a informação meteorológica.

Esta informação meteorológica diária foca essencialmente as condições meteorológicas previstas e é muito importante para alertar para situações meteorológicas extremas que podem pôr em risco pessoas e bens.

Fórum Internacional da Meteorologia e do Clima

O Fórum Internacional da Meteorologia e do Clima (IWF), constituído maioritariamente por apresentadores de boletins meteorológicos nas televisões, tem como objetivo principal alertar e sensibilizar todos os participantes para as alterações climáticas e encontrar meios que contribuam para que o público em geral seja sensibilizado para este assunto.

O IWF além de ter uma abordagem interativa e aberta, com exposições, workshops, debates participativos e reuniões tem um papel importante na consciencialização sobre os desafios climáticos, destacando o papel fundamental da sociedade civil no debate e na mudança dos nossos comportamentos para preservar o meio ambiente.

Assim foi amplamente discutida a importância de transmitir de uma forma e linguagem muito simples, de modo a chegar às populações, assuntos sobre o clima, em particular sobre as alterações climáticas. Os especialistas defenderam que se deve usar a capacidade de comunicação dos apresentadores do boletim meteorológico nas televisões para tornar as informações técnicas mais fáceis de entender.

Comunicação

Atendendo que as televisões são um veículo importante de divulgação que chega às populações é defendido cada vez mais que os apresentadores dos boletins meteorológicos nas televisões podem e devem utilizar esse espaço para transmitir também mensagens e informações sobre o clima, nomeadamente sobre as alterações climáticas, de uma forma simples e clara para ser entendido pelo público, destacando o papel central dos comportamentos e hábitos de cada um para perservar o meio ambiente.

No entanto, dependendo do país, estes apresentadores ou são meteorologistas, jornalistas ou pessoas que nem estão ligadas à meteorologia nem ao jornalismo. Deste modo é necessário uma formação especial para se tornarem também comunicadores sobre o clima.

A sociedade civil será fundamental no debate e mudança dos nossos comportamentos na preservação do meio ambiente foi destacado pelo IWF.

Mas especialistas em comunicação presentes no Forum Internacional da Meteorologia e do Clima (IWF) referiram que os esforços para sensibilizar as pessoas em mudar hábitos antigos para preservar o meio ambiente não são ouvidos, a menos que os cientistas fizessem um esforço maior para explicar e comunicar de uma forma simples e clara as questões climáticas.

É difícil para o público preocupar-se com o clima visto que vêm isso como um assunto complicado, distante e não se encontra na sua lista de prioridades. Em relação à comunicação de situações meteorológicas extremas os avisos meteorológicos seriam mais eficientes na salvaguarda de vidas e bens se incluíssem não só a intensidade do fenómeno extremo que se prevê mas também o impacto que esse fenómeno extremo irá provocar.

Meteorologistas, jornalistas, público em geral e serviços de proteção civil devem falar todos a mesma linguagem de forma a que todos entendam o que se pretende transmitir.

Publicidade