Cheias terríveis causam dezenas de mortes na Indonésia e Timor-Leste

As chuvas torrenciais dos últimos dias na Indonésia e em Timor-Leste provocaram cheias repentinas, deslizamentos de terra e incontáveis estragos. Também há a lamentar a morte de dezenas de pessoas. As imagens são impressionantes.

As chuvas torrenciais que se abateram sobre a Indonésia e Timor-Leste nos últimos dias provocaram cheias repentinas, deslizamentos de terra e inúmeros estragos que tiveram consequências devastadoras nestes países. Milhares de pessoas foram obrigadas a procurar abrigo em centros de acolhimento, e há a lamentar a morte de pelo menos 66 pessoas na sequência desta catástrofe, de acordo com os dados oficiais recolhidos até ao momento pela Agência de Gestão de Desastres da Indonésia.

Segundo o porta-voz desta instituição, Raditya Djati, “A lama e o estado do tempo são um grande desafio, assim como os destroços que se estão a acumular e a dificultar as buscas”. Como podemos ver no vídeo abaixo, este autêntico dilúvio inundou milhares de casas, fez transbordar reservatórios de água e derrubou várias infraestruturas, numa altura em que as equipas de resgate tentavam a todo o custo auxiliar as vítimas.

Deslizamentos de terra e inundações repentinas são ocorrências comuns no arquipélago indonésio, especialmente durante a época das monções (muito chuvosa) e que ocorre neste país entre outubro e abril. De acordo com os ambientalistas, estas situações agravam-se por causa da desflorestação. Entretanto, a chuva continua a cair com bastante força, o que dificulta a situação.

Em Timor-Leste, país vizinho da Indonésia, as cheias causaram pelo menos 27 mortos e mais de sete mil desalojados em Díli, segundo os números oficiais avançados pelo Governo. Após uma noite sem chuva, a população de Díli esteve na madrugada de hoje a proceder a uma primeira operação de limpeza e de rescaldo, com várias áreas da cidade ainda sem eletricidade.