Centro Nacional de Furacões prevê 50% de probabilidade de formação da primeira depressão tropical no Pacífico
Sobre as águas quentes ao largo da costa ocidental do México, poderá formar-se uma depressão tropical com o nome de Alvin, segundo o Centro Nacional de Furacões.

O NHC aumentou as probabilidades de formação de uma área de instabilidade que posteriormente se desenvolverá para um ciclone tropical nas águas quentes do nordeste do Pacífico, ao largo do sul do México, durante a próxima semana.

No seu boletim tropical, o Centro Nacional de Furacões (NHC) evocou a possibilidade de formação de pelo menos uma depressão tropical, que seria a primeira da época em 2025 na bacia do Pacífico Nordeste.
Baixa tropical a sul da costa sul do México
Uma onda tropical dará lugar a uma área de instabilidade que poderá desenvolver-se no final deste fim de semana e a um possível ciclone tropical no início da próxima semana, várias centenas de quilómetros a sul da costa sul do México.
As condições meteorológicas parecem favoráveis ao desenvolvimento deste sistema, podendo formar-se uma depressão tropical em meados da próxima semana, à medida que se desloca de oeste para oeste-noroeste entre 16 e 24 km/h.
* Probabilidade de formação em 48 horas... baixa... perto de 0 por cento.
* Probabilidade de formação em 7 dias... média... média... 50 por cento.
O NHC aumentou as probabilidades de formação em 10% Se este sistema tropical for batizado, será com Alvin, o primeiro da lista para esta bacia.

Recorde-se que o Pacífico Nordeste tem uma configuração única no que diz respeito às temperaturas da água na zona: as águas quentes ao largo da costa do México e as águas muito frias ao largo da Baixa Califórnia dificultam a formação de tempestades tropicais de longo curso com elevado ECA, energia ciclónica acumulada.
Os ciclones tropicais são sistemas de baixas pressões, que se formam na região tropical, em geral entre os 10º e 30º de latitude, os quais podem originar trovoadas e precipitação forte.
Não se observa qualquer atividade significativa de ciclones tropicais com 7 dias a serem monitorizados pelo NHC em toda a bacia do Atlântico.