Arábia Saudita prepara-se para lançar um comboio de luxo que vai atravessar o deserto

Desde que a Arábia Saudita abriu oficialmente as portas aos turistas internacionais, tem feito todos os esforços para atrair cada vez mais visitantes. Desta vez, quer fazê-lo de forma bem glamorosa.

Dream of the Desert
Já começou a ser construído. Fonte: Arsenale SPA/Ferrovias da Arábia Saudita

É muito fácil associar comboios a multidões nas linhas férreas à hora de ponta. Quando pensamos em apanhar este meio de transporte, até suamos com a ideia de ter de entrar num espaço fechado, apinhado de gente e de ficar lá, em pé, de braços apertados contra a barriga para não chocar com ninguém.

Não nos surpreende, portanto, que tantos associem o comboio a momentos de stress — e que nunca se lembrem dele quando querem fazer uma viagem mais relaxante e descontraída.

A verdade, porém, é que nenhum outro meio oferece a experiência que um comboio pode proporcionar. Movem-se a uma velocidade que permite apreciar a paisagem e costumam atravessar regiões que valem a pena conhecer. Uma combinação, diríamos, perfeita se o objetivo for descobrir percursos únicos que não se conseguiriam ver de carro ou de avião.

Comboios de luxo, panorâmicos, abertos e fechados, começam a ser cada vez mais populares — e há um que promete levá-lo numa viagem especial. Falamos do Dream of the Desert.

A Arábia Saudita está prestes a alargar o leque de serviços de luxo disponíveis para quem tem muito dinheiro para gastar. É caso para dizer que atravessar o deserto está prestes a ficar muito mais glamoroso.

A empresa ferroviária estatal da Arábia Saudita, Saudi Arabia Railways (SAR), fechou, recentemente, um acordo de 200 milhões de riais sauditas (aproximadamente 50 milhões de euros) com a empresa italiana de hospitalidade Arsenale Group para lançar o primeiro comboio de luxo no reino do Médio Oriente.

Dream of the Desert
Terá 12 cabines privadas de luxo, 18 suites e uma muito especial suite, a Honor Suite.

Depois de ter aberto oficialmente as suas portas aos turistas internacionais em 2019, a Arábia Saudita e o Médio Oriente têm feito todos os esforços para atrair cada vez mais visitantes. E este é apenas mais um (e bem luxuoso).

Um comboio de luxo

O “Dream of the Desert”, nome que lhe foi atribuído, promete proporcionar uma experiência luxuosa de viagem de comboio. Os meios de comunicação estatais sauditas afirmam, aliás, que esta experiência semelhar-se-á à de um cruzeiro, mas em terra firme.

A rota partirá de Riade e estender-se-á até Al Qurayyat, que está situada perto da fronteira com a Jordânia. Ao longo dos cerca de 1300 quilómetros de percurso, os passageiros poderão apreciar as paisagens desérticas incríveis da Arábia Saudita e até alguns pontos considerados Património Mundial da UNESCO.

A viagem de dois dias tem ainda paragens em Al Qassim, Hail e Al Jouf antes de terminar perto da fronteira com a Jordânia.

Fascinante, não é? No entanto, é preciso calma. Não vale a pena ir já comprar os bilhetes. De acordo com as informações avançadas pela CNN, está previsto que o novo comboio inicie operações apenas no final de 2025.

Dream of the Desert
Vai ter até um restaurante e um lounge bar. Fonte: Arsenale SPA/Ferrovias da Arábia Saudita

Sim, a locomotiva, com um design inspirado no “estilo e tradição sauditas”, já está em construção, mas ainda faltam alguns meses até estar pronto para a primeira viagem. Ainda assim, no final deste ano, já poderá fazer a sua reserva.

No total, as 40 carruagens construídas em Itália terão uma capacidade máxima de 82 passageiros e contarão até com um restaurante sofisticado e lounge bar (além de outras comodidades).

Um investimento importante

O CEO da SAR, Bashar bin Khaled Al Malik, acredita que o “Dream of the Desert” será uma adição significativa à empresa. Isto porque oferecerá tanto aos visitantes como aos residentes a oportunidade de descobrir mais regiões do país “num quadro integrado de serviços de transporte de luxo”.

“As fases iniciais de produção das carruagens do Dream of the Desert na Itália começaram recentemente e mal podemos esperar pela estreia do nosso primeiro comboio no reino nos próximos anos”, disse Paolo Barletta, CEO do Arsenale, citado pela CNN.