Alerta: uma aranha enorme e assustadora está a invadir os Estados Unidos!

Será que o pior pesadelo de algumas pessoas está prestes a tornar-se realidade? Uma enorme e assustadora aranha, originária da Ásia, está a invadir parte dos EUA! Felizmente, ela é inofensiva e até surpreendentemente discreta...

Aranha Joro
As teias da aranha Joro (fotografadas aqui no Japão) podem ter até dois metros de comprimento e são capazes de suportar o peso de um pássaro!

Mesmo que não seja aracnofóbico, a visão desta enorme e assustadora aranha asiática vai intrigá-lo, na melhor das hipóteses, e repeli-lo, na pior. A gigantesca aranha Joro, de cores vivas, que chegou à Geórgia em 2013, está a colonizar uma grande parte da costa leste dos Estados Unidos...

Ela "assusta as pessoas"

Como é que ouvimos falar da aranha Joro (Trichonephila clavata)? Simplesmente porque o seu tamanho gigantesco, as suas cores vivas e as suas teias que podem atingir 2 metros de comprimento (e suportar o peso de um pássaro) levaram-na inevitavelmente às primeiras páginas dos jornais. Esta aranha "assusta as pessoas", segundo Andy Davis, investigador da Universidade da Geórgia, que recorda que este aracnídeo tem o hábito de tecer teias gigantescas debaixo dos alpendres das casas.

Esta espécie, originária da Ásia, nomeadamente do Japão, chegou aos Estados Unidos em 2013, depois de viajar num contentor marítimo. Colonizou então a Geórgia, depois os Estados vizinhos da Carolina, bem como partes do Tennessee e de Oklahoma. De acordo com a investigação de Andy Davis, esta aranha poderá em breve invadir toda a costa leste dos Estados Unidos. No entanto, a boa notícia é que este espécime é completamente inofensivo para os seres humanos e, acima de tudo, muito tímido.

Um longo "simulacro da morte"

Como é que os cientistas conseguiram determinar este carácter medroso? Muito simplesmente através de uma experiência em que os investigadores expuseram certas aranhas (a Joro e outras espécies) a uma "pequena perturbação", ou seja, o envio de dois jactos rápidos de ar através de um molho. Enquanto as outras espécies ficaram paradas durante uma média de 96 segundos após sentirem o jacto de ar, uma reação conhecida como "tanatose" ou "simulacro de morte", as aranhas Joro esperaram mais de uma hora antes de se voltarem a mexer!

Segundo estes resultados, as aranhas Joro são as aranhas mais tímidas e reservadas alguma vez observadas! E isso pode ser vantajoso para elas: de facto, este simulacro da morte é suposto repelir os predadores. Ao serem mais cautelosas do que as outras, reduzem as suas hipóteses de serem comidas ou mortas.

No entanto, alguns investigadores que não participaram no estudo consideram que estes resultados levantam outras questões: é verdade que o "reflexo de sobressalto" dura uma hora, mas como reagiria esta mesma aranha se um inseto muito apetitoso ficasse preso na sua imensa teia? As explicações também se confundem quando se trata de compreender por que razão a aranha Joro se desenvolve em zonas urbanas, por natureza muito ruidosas e stressantes... Por fim, a discrição desta aranha pode levá-la a enterrar-se em vez de fugir, acabando por tolerar a vida urbana e gerar um grande número de descendentes em paz e sossego...