
Um novo estudo sublinha a importância de ter mais cuidado ao volante, especialmente nas noites de lua cheia, quando a estrada é teoricamente mais visível do que nas noites escuras e sem lua. Porquê?
Um novo estudo sublinha a importância de ter mais cuidado ao volante, especialmente nas noites de lua cheia, quando a estrada é teoricamente mais visível do que nas noites escuras e sem lua. Porquê?
O rover Curiosity da NASA, que explora atualmente a cratera Gale em Marte, está a fornecer novos pormenores sobre a forma como a vida no planeta não se pode ter desenvolvido tal como a conhecemos na Terra.
Uma equipa de oceanógrafos e biólogos marinhos identificou um ruído misterioso que se ouvia no Oceano Pacífico há duas décadas e conseguiu finalmente decifrá-lo.
Os cientistas descobriram que mais de 60% das cidades do mundo têm mais precipitação do que as zonas rurais circundantes e que as cidades com edifícios mais altos recebem mais precipitação do que outras com edifícios mais baixos devido à convergência dos ventos.
O La Niña foi aparecendo durante o verão de 2024, quando era esperado, pelo menos, como um fenómeno fraco a moderado para a segunda parte de 2024. Agora parece que as águas do Pacífico equatorial central estão a arrefecer a um ritmo que tornará o La Niña uma realidade muito em breve.
Passaram mais de duas semanas desde a formação do furacão Ernesto e, na presente data, o NHC não prevê a formação de novas tempestades a menos de 7 dias do pico da temporada de furacões.
Um rio atmosférico trouxe chuva forte para o sul do Alasca no início de agosto de 2024, provocando um grande deslizamento de terras e um tsunami na Lagoa Pedersen.
Uma nova investigação da Universidade de Liverpool revelou como uma avalanche submarina cresceu mais de 100 vezes em tamanho, causando um enorme rasto de destruição ao cortar 2000 km através do fundo marinho do Oceano Atlântico, ao largo da costa noroeste de África e a norte das Ilhas Canárias.
Os investigadores descobriram um aumento inesperado da abundância de duas variantes de moléculas de água na mesosfera de Vénus. Este fenómeno desafia a nossa compreensão da história da água de Vénus e a possibilidade de este planeta ter sido habitável no passado.
Esta pergunta é feita sempre que um tornado mortal atinge o território continental dos EUA ou outras partes do mundo. Agora, tornou-se viral após o naufrágio de um super iate de luxo com 22 pessoas a bordo, que se afundou em Porticello, na Sicília, devido a uma possível tromba de água num Mediterrâneo muito quente.
As colunas gigantes de poeira do deserto do Saara que se deslocam através do Atlântico podem impedir a formação de furacões sobre o oceano e afetar o clima da América do Norte. Este é apenas um dos lados de uma moeda de duas faces, como demonstrou um estudo surpreendente.
Os cientistas descobriram interações complexas entre a radiação solar, a vida marinha e os processos em certas zonas do interior da Terra, demonstrando que o Sol influencia as atividades a uma certa profundidade do nosso planeta.
Os detetores de raios X da sonda espacial europeia Solar Orbiter (SolO) registaram uma grande e intensa explosão da categoria X14 no dia 23 de julho de 2024. Poderá afetar a Terra?
Cientistas da Universidade Politécnica de Valência documentaram a maior fuga de metano, um poderoso gás com efeito de estufa, registada até à data num poço de petróleo na região do Cazaquistão.
Este fenómeno climático natural contribuiu para muitos meses de temperaturas oceânicas recorde, precipitação extrema em África, baixa cobertura de gelo nos Grandes Lagos e seca severa na Amazónia e na América Central.
O ar da estratosfera desce frequentemente para a troposfera devido às correntes de jato sinuosas e pode gerar uma elevada concentração de radicais hidroxilo com consequências importantes.
Uma nova imagem do Telescópio Espacial James Webb mostra o efeito de lente gravitacional do quasar conhecido como RX J1131-1231, situado a 6 mil milhões de anos-luz de distância, na constelação da Cratera.
O El Niño é um fenómeno meteorológico caracterizado por um aquecimento do Oceano Pacífico tropical oriental provocado por um enfraquecimento dos ventos alísios equatoriais que sopram da costa ocidental da América do Sul para as Filipinas e a Indonésia. Este fenómeno afeta os Invernos em certas regiões do mundo.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) declarou o ciclone tropical Freddy como o ciclone tropical mais duradouro jamais registado, com 36 dias de duração.
O radar planetário Goldstone da Deep Space Network teve uns dias atarefados a observar os asteroides 2024 MK e 2011 UL21 quando passaram em segurança pela Terra em junho deste ano.