Plante-as no solo antes da geada chegar: cinco plantas perenes para plantar em outubro
Prepare-se para calçar as luvas de jardinagem e plantar algumas plantas sensacionais para ter flores vibrantes na primavera e no verão de 2026!

Já está ansioso por preparar o terreno para criar um jardim colorido e mágico para a primavera e o verão de 2026? Bem, está na hora de ir ao centro de jardinagem e colher algumas raízes e bolbos para plantar este outono. Exploraremos algumas plantas perenes versáteis e favoráveis aos polinizadores, ideais para jardins de campo, de vida selvagem, de cascalho, costeiros e/ou de flores de corte.
Adicionando dinamismo estrutural
O Echinops ritro, também conhecido como cardo-de-esfera-pequena, é uma planta perene resistente e fácil de cultivar da família Asteraceae. É considerada uma boa escolha para jardineiros iniciantes e uma bela opção estrutural para adicionar dinamismo aos seus arranjos de canteiros. Prefere solos bem drenados e locais ensolarados, e pode demorar um a dois anos a estabelecer-se antes de produzir flores azuis radiantes e em forma de almofada no verão.
Allium cristophii would mix very happily with the blue Allium azureum, sometimes called A. caeruleum, in front of them. They are not quite so tall and overlap in their flowering season, thus prolonging the display. #gardening https://t.co/RZhXnRf3k5 pic.twitter.com/wq5i1ivxBB
— Vita Sackville-West (@thegardenvsw) June 29, 2024
Outra planta perene alta (50-70 cm) e resistente, com uma estrutura semelhante a uma esfera, é o Allium azureum. Esta planta bolbosa e resistente à seca pertence à família Amaryllidaceae e produz flores azuis brilhantes semelhantes, ideais para canteiros, jardins de rochas e bordaduras. Após a plantação no outono, pode esperar ver flores desde o final da primavera até ao início do verão do ano seguinte.
Adicionando um pouco de brilho e espetáculo
A rosa-de-natal ou heléboro-negro (Helleborus niger) é uma planta perene, resistente, da família Ranunculaceae. Do inverno ao início da primavera, produz flores brancas em forma de taça. Para se preparar para um espetáculo de inverno, plantar no outono dá tempo para que as raízes se estabeleçam antes da chegada dos meses de inverno. Espere ver flores de dezembro a março. Prospera em solo rico, bem arejado e parcialmente sombreado, o que a torna ideal para bordaduras florestais ou áreas sombreadas do jardim.
Helleborus Niger for #FlowersOnFriday pic.twitter.com/UAI25rq2s9
— katerina (@katerin87813001) May 23, 2025
A peónia herbácea, Paeonia lactiflora (P. lactiflora), é um membro da família Paeoniaceae e é apreciada pelas suas flores generosas e perfumadas que florescem no final da primavera ou início do verão. As peónias conferem grandeza e encanto a canteiros, bordaduras mistas ou como exemplares singulares em pontos focais do jardim. Crescem melhor em pleno sol e solo rico e bem drenado. Tal como a rosa-de-natal, a plantação de P. lactiflora no outono permite o estabelecimento favorável das raízes, proporcionando uma base sólida para a floração desde o final da primavera até ao início do verão (maio a junho).

Se já teve o prazer de mergulhar no aroma maravilhosamente perfumado e pungente de um campo de lavanda, conhece o desejo de experimentar o mesmo no seu próprio jardim.
A Lavandula angustifolia (lavanda inglesa) é uma planta bonita e agradável aos sentidos, com flores roxas suaves e folhagem verde-prateada. Plantar esta joia no outono irá promover um crescimento vigoroso, com as flores a surgirem do início a meados do verão do ano seguinte. Ela também prefere o sol e o solo bem drenado, atraindo muitos polinizadores. A lavanda funciona igualmente bem em vasos, bordaduras, sebes e em arranjos agrupados para acentuar a sua deliciosa fragrância.