Portugal estreia-se no topo dos Melhores Mercados de Natal da Europa — e Lisboa é a razão
Pela primeira vez, há um nome português no prestigiado ranking europeu da EBD. Saiba como é que a capital superou destinos tradicionais como Zurique, Viena ou Dresden.

Já sabemos que Portugal tem algumas das melhores praias da Europa. No mês passado escrevemos sobre as três aldeias portuguesas entre as melhores do mundo. Também já não é novidade que temos uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Agora, porém, o nosso país chamou a atenção por outro motivo.
O Wonderland Lisboa entrou pela primeira vez no ranking dos Melhores Mercados de Natal da Europa, em nada mais, nada menos, do quem num honroso 4.º lugar da lista. É verdade, superou até destinos como Viena, Hungria e Praga.
“Este ano, 803.258 viajantes de 179 países votaram e partilharam a sua paixão nas redes sociais para escolher os seus mercados de Natal favoritos”, escreve a European Best Destinations na sua página online.
No total, foram avaliados mais de 1500 mercados. Ainda assim, apenas 20 foram coroados como os mais bonitos, mágicos e autênticos.
A nova edição do Wonderland Lisboa, que regressou ao Parque Eduardo VII a 28 de novembro, já é histórica
“De clássicos atemporais como Zurique, Viena ou Dresden, a novidades como Lisboa, este ranking celebra tanto a tradição quanto a inovação. Estes 20 destinos não conquistaram apenas os votos dos viajantes, mas também geraram centenas de milhares de partilhas, gostos e recomendações online, confirmando o seu status como os mercados de Natal mais inspiradores da Europa.”

A concorrer pela primeira neste concurso, a vitória do Wonderland Lisboa reforça a crescente projeção internacional do evento e confirma a preferência dos viajantes europeus por Lisboa durante a época festiva. Não foi por acaso, afinal, que superou destinos de tradição natalícia consolidada, como Viena, Colónia, Dresden ou Paris.
“A distinção agora atribuída soma-se ao reconhecimento prévio da EBD, que identificou o Wonderland Lisboa como ‘Europe’s Best Sunny Christmas Market’”, lê-se no site ‘Publituris’.
Muito para descobrir
Realizada no icónico Parque Eduardo VII, esta aldeia natalícia sobressaiu pela atmosfera calorosa de Lisboa, pelas instalações criativas, pelas atividades pensadas para toda a família e pela localização privilegiada do evento.
“Esta vila natalícia de entrada gratuita transforma Lisboa num paraíso festivo banhado pelo ameno sol de inverno. A sua combinação única de atrações de alta qualidade, experiências para toda a família e um ambiente natalício cosmopolita torna-a a escolha perfeita para uma escapadela na cidade ou para umas férias relaxantes”, garantem os responsáveis pelo ranking.

Os destaques incluem ainda uma roda gigante com vistas sobre Lisboa e o rio Tejo, uma pista de gelo ecológica, a Casa do Pai Natal e a Aldeia dos Afetos. Além disso, os visitantes podem assistir a espetáculos ao vivo, explorar um animado Mercado de Natal com artesanato e doces típicos e petiscar na praça de alimentação que serve especialidades portuguesas.
“Com mais de 1 milhão de visitantes em 2024, horário de funcionamento alargado e fácil acesso por transportes públicos, o Wonderland Lisboa consolidou-se como o principal evento de Natal em Portugal — e um dos mais belos e originais de toda a Europa”, lê-se ainda.
“Este resultado reflete a energia contagiante do Wonderland Lisboa e o carinho do público, que todos os anos transforma este evento num lugar de celebração, alegria e espírito natalício. No ano da décima edição, é um enorme orgulho ver o Wonderland Lisboa e cidade reconhecidos entre os cinco melhores destinos de Natal da Europa”, disse Nuno Santana, um dos responsáveis pelo evento.
Os melhores mercados de Natal da Europa
- Craiova, Roménia
- Mercados de Natal de Zurique, Suíça
- Riga, Letónia
- Wonderland Lisboa, Portugal
- Debrecen, Hungria
- Govone e Asti, Itália
- Valkenburg, Países Baixos
- Viena, Áustria
- Montbéliard, França
- Paris, França
- Edimburgo, Escócia
- Madrid, Espanha
- Winchester, Inglaterra
- Praga, República Checa
- Bruges, Bélgica
- Dresden, Alemanha
- Nuremberg, Alemanha
- Desfiladeiro de Ravenna, Alemanha
- Frankfurt, Alemanha
- Colónia, Alemanha