Longas caminhadas podem prolongar a vida: novo estudo relaciona os benefícios da caminhada com uma vida mais longa

10 000 passos já não é a contagem de passos recomendada pelas autoridades de saúde para reduzir o risco de morte e de morte cardiovascular. Um novo estudo prova que 4.000 passos são suficientes para obter benefícios para a saúde.

Pessoa a caminhar
Andar a pé tem muitos benefícios bem conhecidos, mas quantos passos são necessários para ver esses benefícios?

É um facto bem conhecido que as pessoas que praticam exercício físico regularmente podem prolongar a sua vida e limitar os problemas de saúde. Um novo estudo do European Study of Cardiology prova que apenas 4.000 passos são benéficos e que apenas 500 a 1.000 passos extra por dia melhoram significativamente a sua esperança de vida. Quanto mais caminhar, maiores serão também os benefícios.

O estudo

O estudo efetua uma pesquisa em bases de dados de óbitos para comparar a causa de morte com o número de passos que as pessoas do estudo deram por dia. Os investigadores conseguiram encontrar o melhor número de passos para obter benefícios para a saúde. Os investigadores analisaram uma grande variedade de participantes, homens, mulheres, pessoas com risco de doenças cardiovasculares e outras não.

Com isto, descobriram uma redução de 15% no risco de morte por qualquer causa com apenas 1.000 passos a mais por dia. Também descobriram que com mais 500 passos por dia, o risco de morte cardiovascular diminui 7%.

Os investigadores afirmam que a linha de base para saber quantos passos por dia são suficientes para reduzir significativamente o seu risco de morte por qualquer causa é de 4.000 passos por dia. Este valor é significativamente mais baixo do que as diretrizes anteriores que referem que precisa de dar 10 000 passos por dia para ser considerado "saudável". A clínica Mayo informou em 2020 que 10 000 passos é o padrão para ter benefícios para a saúde.

Embora este objetivo de 10 000 passos seja demasiado elevado com base nesta nova investigação, os benefícios para a saúde continuam a aumentar com uma maior contagem de passos. Assim, embora não seja absolutamente necessário caminhar 10 000 passos todos os dias para melhorar o seu risco de morte cardiovascular. Os investigadores afirmam que, por cada 1.000 passos adicionais, reduz o seu risco em 15%.

Quão implica esta caminhada?

Em média, 4.000 passos correspondem a cerca de 3,04 km para os homens e 2.68 km para as mulheres. Isto corresponde a uma caminhada de cerca de 30-45 minutos. Portanto, esta é uma prática fácil de implementar na sua vida diária. Pode ser alcançada muito facilmente e muitos podem já atingir este objetivo todos os dias.

caminhada
Fazer caminhadas, levar o cão a passear, correr diariamente pelo bairro são formas fáceis de atingir este objetivo.
Este é um passo importante para as diretrizes de saúde. Muitos consideram que 10 000 passos é um objetivo inatingível, pelo que ficam desanimados. Com 4.000 passos como novo objetivo, muitos poderão considerá-lo muito mais exequível e sentir-se mais motivados para o alcançar.

Este objetivo pode até surpreender as pessoas pela facilidade com que é alcançado, e muitas ultrapassarão os 4000 passos e, consequentemente, colherão os benefícios cardiovasculares. As autoridades de saúde continuam a insistir que o movimento é um dos melhores medicamentos e que as pessoas devem tentar ultrapassar este objetivo.