Expressar gratidão genuína quando se ajuda os outros é suscetível de reforçar as relações de trabalho

Os líderes e outras pessoas com funções de gestão podem criar uma força de trabalho empenhada, saudável, colaborativa e proativa, ajudando com gratidão e manifestando uma preocupação genuína pelo seu pessoal.

Ajuda coletiva
Adotar uma atitude de proximidade positiva pode fazer toda a diferença na construção de relações fortes no trabalho e na criação de uma cultura de trabalho dinâmica, envolvente e solidária. Crédito: Pixabay

Ajudar os outros no trabalho e até mesmo em casa é uma forma importante de mostrar que está envolvido e que demonstra um interesse genuíno, não é? E se ajudar alguém, mas se sentir infeliz porque essa pessoa o vê como um fardo e você poderia ter usado esse tempo para outra coisa?

Bem, somos humanos, e talvez tenha tido demasiado que fazer durante o dia, ou esteja aborrecido com outra coisa. Ou talvez mostre empatia e se preocupe realmente com esse momento de ajuda.

Em todo o caso, há diferentes formas de as pessoas se ajudarem umas às outras, e os investigadores postulam que isso, e a forma como expressamos as nossas emoções quando ajudamos os outros, influencia o facto de a ajuda ser recíproca, de alguém se sentir ressentido ou de a ajuda ser bem recebida.

Pistas emocionais

Talvez sem surpresa, como já deve ter experimentado, as pessoas que recebem ajuda não são simplesmente passivas; elas avaliam se o doador é genuíno através de sinais emocionais, quer expressem desprezo, interesse próprio ou obrigação.

O facto de as pessoas perceberem ou não essas expressões influencia a sua probabilidade de retribuir o favor, segundo os investigadores. As pessoas querem saber que alguém está a cuidar dos seus interesses. Isto cria confiança e fortalece as relações quando a generosidade é altruísta e carinhosa.

A presente investigação foi dividida em três estudos e um estudo piloto adicional com participantes adultos e estudantes. Os investigadores utilizaram três métodos de avaliação: 1. pedir aos participantes que recordassem as suas próprias experiências de ajuda; 2. registar as respostas dos participantes a uma vinheta que simulava uma situação de ajuda com um colega de trabalho; 3. facilitar situações interativas de ajuda num laboratório comportamental.

Em todos os estudos, as pessoas que expressaram emoções sociais genuínas, carinhosas e participativas tinham mais probabilidades de gerar perceções de comportamento pró-social. Esta perceção inspira confiança, reforça as relações de trabalho e promove a vontade de participar e retribuir um comportamento genuinamente útil.

Demonstrar gratidão pelo reforço das relações de trabalho

Os investigadores incentivam os gestores e líderes a promover um ambiente de trabalho verdadeiramente colaborativo e empenhado, dando o exemplo, expressando gratidão pelo trabalho dos seus colegas e mostrando empatia pelos seus desafios. Esta é uma forma de enriquecer as relações de trabalho e de criar uma cultura de trabalho mais saudável e positiva.

Para os trabalhadores, os investigadores também recomendam que se reserve tempo para refletir sobre situações de ajuda passadas e praticar a tomada de perspetiva, o que pode ajudar a criar ligações mais genuínas no trabalho e a desenvolver um apoio social positivo.

Referência da notícia

Emotional Signaling: How Helpers’ Emotional Expressions Affect Attributions of Motives, Relationship Quality, and Reciprocation. Academy of Management. December 2024. Lee, SH and Johnson, MD.