Melhor parque de campismo de Portugal? Descobrimos onde fica e é (ainda) melhor do que imagina
Dormir com estrelas, acordar com o mar. Esqueça tudo o que sabe sobre campismo: o nº1 do país tem bungalows, praia e alma.

Se acha que campismo é sinónimo de colchões de ar a esvaziar durante a noite e duches de água fria com fila, então prepare-se para mudar de ideias. O Costa do Vizir Beach Village, em Porto Covo, foi eleito nada mais, nada menos do que o melhor parque de campismo de Portugal em 2025 — e não foi por acaso.
“Este prémio, atribuído por voto direto de campistas de toda a Europa, deixa-nos profundamente orgulhosos. É uma enorme honra ver o nosso trabalho reconhecido por quem realmente vive a experiência no nosso parque!”, notou José A. Costa, CEO da Costa do Vizir.
Entre o mar e o sossego… está o paraíso
Situado a cinco minutos a pé da famosa Praia Grande, o Costa do Vizir oferece aquele cenário de postal com areia dourada, mar azul e uma brisa perfeita para esquecer que o WhatsApp existe. E o melhor? Pode ficar alojado num bungalow confortável, numa tenda, numa autocaravana ou até num apartamento com varanda — cada um com o seu charme, todos com a mesma vista de sonho.
Segundo o 'Eurocampings', o parque conta com “instalações modernas, piscina exterior, restaurante e zonas verdes muito bem cuidadas”. E por falar em restaurante: comer bem também é campismo.
Esqueça o enlatado e o atum ao natural. No restaurante Alma Nómada, o chef Marco Nascimento pega nos sabores do Alentejo, dá-lhes uma volta ao mundo e serve pratos criativos e deliciosos que transformam qualquer refeição num momento especial.
“Uma cozinha que reinventa o património gastronómico alentejano com inspiração internacional”, lê-se no site ‘Turisver’. E sim, há opções vegetarianas.
Há vida além da toalha de praia
Se é fã de caminhadas, está no sítio certo. Porto Covo é parte da Rota Vicentina, uma das redes de trilhos pedestres mais bonitas da Europa. Conte com percursos entre falésias, enseadas secretas e campos cheios de flores silvestres — tudo isto com o som do mar a acompanhar. E se tiver sorte, ainda apanha um pôr do sol que parece saído de um filme.

As praias por ali são muitas e para todos os gostos: há as tranquilas, ideais para famílias com miúdos, e as com ondas, perfeitas para surfistas e aventureiros. Em 2015, já a edição francesa do ‘The Huffington Post’ havia destacado a praia de Porto Covo como “uma das 10 mais bonitas do mundo” — e não podemos discordar.
O segredo está na alma (e no serviço)
Mais do que um parque de campismo, o Costa do Vizir é uma experiência. É aquele sítio onde se acorda com os passarinhos, se almoça peixe fresco e se vai dormir com os sons do mar. E tudo isto com uma equipa que sabe receber bem — com um sorriso, uma sugestão de passeio e, claro, aquela simpatia alentejana que não se aprende nos livros.

Aliás, o Costa do Vizir está aberto todo o ano, e isso diz muito sobre o seu compromisso com os visitantes. Seja verão ou inverno, há sempre algo para fazer: caminhadas na Rota Vicentina, piqueniques à sombra dos pinheiros, passeios pela vila, yoga ao pôr do sol ou simplesmente… não fazer nada. Sim, isso também é permitido — aliás, é encorajado.
Entre o conforto dos alojamentos, a beleza natural envolvente, a comida que dá vontade de escrever poesia e o ambiente descontraído, não há como não perceber porque é que o Costa do Vizir Beach Village foi eleito o melhor parque de campismo do país. Se ainda não conhece… talvez esteja na altura de preparar a mochila. O resto? O Alentejo trata.