Alentejo recebe fim de semana dedicado às viagens
No próximo fim de semana, Vendas Novas acolhe o Papa-Léguas Open Weekend, um evento onde as viagens se contam em histórias, imagens, conversas e inspiração.

Há fins de semana que sabem a aventura mesmo sem sair do país. O Papa-Léguas Open Weekend é um desses casos: dois dias dedicados à arte de viajar — pelas palavras, pelas imagens e pelas histórias que nos transportam muito além do Alentejo.
“É um evento que pretende reunir no mesmo espaço um conjunto de intervenientes que são importantes no panorama das viagens, sejam eles viajantes, bloggers, escritores, fotógrafos ou videógrafos. É uma oportunidade de partilha, reflexão, inspiração e aprendizagem sobre vários aspetos nesta arte de viajar”, garantem os responsáveis no site.
Um evento a não perder
Organizada pela agência Papa-Léguas, a segunda edição deste evento surge com o tema “Viajar nas Letras”, e pretende celebrar o cruzamento entre a literatura e o mundo das viagens.
A programação inclui uma série de convidados que, à sua maneira, já nos mostraram que viajar é muito mais do que tirar fotografias bonitas. Jorge Vassallo, por exemplo, vai abrir o fim de semana com histórias que atravessam o Sudeste Asiático e o deserto do Sahara, com o humor e a vivacidade que o tornaram conhecido como “contador de histórias”.
João Garcia, o alpinista português que já pisou os picos mais altos do planeta, sobe ao palco para partilhar como transforma as suas expedições em livros e relatos que nos deixam com falta de ar — de emoção e altitude. Marta Mundo, autora dos livros ‘Um ano de Japão' e 'Shikoku’, leva-nos ao outro lado do mundo para falar sobre a sua relação com o Japão, um país que a cativou e a inspirou a escrever.
Já Miguel Antunes, geógrafo e urban sketcher, troca as palavras pelos desenhos e convida os participantes a captar, em traços rápidos, as paisagens e pormenores de Vendas Novas, provando que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Francisco José Viegas, escritor e antigo secretário de Estado da Cultura, também marcará presença, com a sua visão particular sobre como a escrita e a viagem se alimentam uma à outra. Além dele, participam nomes como André Gago, Gonçalo Câmara e os populares bloggers Carla Mota e Rui Pinto, do projeto “Viajar entre Viagens”. Os fundadores da Papa-Léguas, Artur Pegas e Agostinho Mendes, vão ainda apresentar perspetivas distintas sobre a sua experiência de viagem no Japão.
Feitas as contas, haverá nove oradores convidados. Não é por acaso, afinal, que o mote deste evento é inspirar o público através de quem viaja e escreve sobre as suas experiências. Para isso, preparou-se uma programação recheada para os dois dias.
É para todos, e é gratuito
Mas este fim de semana não é exclusivo para quem tem o passaporte cheio de carimbos. Está aberto a todos os que gostam de viajar com os olhos e a mente. Como se lê no site da organização, “quem não viaja lê apenas uma página”. E esta é a oportunidade perfeita para folhear o livro inteiro.

O ambiente é descontraído, o espírito é curioso e a cidade anfitriã. Vendas Novas não podia ser mais acolhedora. Conhecida como a “porta do Alentejo” e, claro, pela mítica bifana, será o ponto de encontro ideal para um fim de semana feito de palavras, desenhos e, quem sabe, planos para futuras viagens.
O melhor é que a entrada é gratuita. Mas, atenção, porque requer inscrição prévia, disponível no site oficial (eventos.papa-leguas.com/programa-2025). No mesmo, poderá ainda ver o programa completo.
“Quem nunca sentiu uma enorme curiosidade de visitar um local depois de ler sobre ele? Se se identifica com este mote, no fim de semana de 24 e 25 de maio, venha ao Open Weekend da Papa-Léguas.”