Pedro Gavidia

Pedro Gavidia

Redator - 1 artigo

Licenciado em Geografia pela Universidade de Valencia desde 2009, Pedro tem uma vasta formação superior em meteorologia, climatologia e ambiente. Como formação académica tem dois mestrados oficiais: ‘Técnicas para a gestão do Ambiente e do Território’ da UV e ‘Climatologia Aplicada e Meios de Comunicação Social’ da Universidade de Barcelona. Além disso, obteve o Diploma de Pós-Graduação ‘Proteção, Conservação e Gestão de Espaços Naturais Protegidos’ da Fundação ADEIT e também o certificado de ‘Estratégias para vencer. Meteorologia na volta ao mundo’ da UB.

A sua experiência profissional começou em 2009 no Centro de Estudos Ambientais do Mediterrâneo e posteriormente, colaborou com a Radio Barcelona-Cadena SER e na Televisión de Badalona. Mais tarde, trabalhou como Guarda Rural na Câmara Municipal de Ayora, levando a cabo o seu próprio projeto de monitorização meteorológica e climatológica do núcleo florestal daquele município, relacionando tudo isto com a prevenção de incêndios e a avaliação das áreas naturais mais afetadas pela escassez de chuva. Também participou na elaboração e redação de vários relatórios para o Departamento de Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento Rural da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha, como o ‘Estudio sobre efectos constatados y percepción del Cambio Climático en el medio rural de Castilla-La Mancha’ e ‘Guía divulgativa de los espacios naturales protegidos de Castilla-La Mancha’.

Atualmente, Pedro Gavidia gere a sua própria página de Facebook (MeteoAyora) enquanto colabora para diferentes meios de comunicação social no âmbito meteorológico, como EsRadio Onda Requena, Radio Ayora o Infojúcar. Desde 2017 que faz parte da equipa de colaboradores da Meteored.

Artigos de Pedro Gavidia

O “cheiro a terra molhada”, a que se deve?
Ciência

O “cheiro a terra molhada”, a que se deve?

Quando ocorre precipitação depois de muitos dias sem chover, o ambiente que nos rodeia emana um agradável aroma que associamos ao "cheiro a terra molhada", sendo o seu verdadeiro nome petricor e a sua causa umas bactérias.