José Antonio Maldonado

José Antonio Maldonado

Diretor da Meteorologia - 1 artigo

José Antonio Maldonado estudou Ciências Físicas na Universidade de Sevilha e tem mais de 50 anos de uma vasta experiência profissional na área da meteorologia.

Depois de leccionar como professor do ensino secundário, em 1970 ingressou, por concurso, no Corpo Facultativo de Meteorologistas, atualmente denominado Corpo Superior de Meteorologistas do Estado. Pouco tempo depois, entrou para o Instituto Nacional de Meteorologia (atual AEMET) e em 1986, entrou para a Televisión Española como Chefe da Área de Meteorologia, cargo que ocupou durante mais de 20 anos. Aí, foi responsável pela direção do programa “El Tiempo”, participando nos diferentes programas noticiosos e ocupando-se da formação dos jornalistas que se juntaram ao departamento. Ao mesmo tempo, foi colaborador do jornal ABC durante 22 anos e do ‘Cinco Días’ durante uma década.

Presidente Honorário da Associação Meteorológica de Espanha (AME), Maldonado é, também, membro do Conselho de Administração da AEMET e Medalha de Ouro da Província de Sevilha 2010. Além disso, recebeu muitos outros prémios durante a sua carreira, tais como o “Prémio Científico“ no Festival Meteorológico Internacional de Issy les Moulineaux, o “TP de Ouro” e o prémio de ”Melhor Apresentador Europeu do Tempo 2006”, da EMS (European Meteorological Society).

Nos últimos anos, a vida profissional de José Antonio passa pela Internet, incorporando-se ao nosso projeto em junho de 2019 como Diretor de Meteorologia da Meteored.

Artigos de José Antonio Maldonado