Invulgares temperaturas amenas e chuva marcam o tempo em Portugal para os próximos dias

O fim de semana já ficará marcado pela amenidade e precipitação nalgumas zonas de Portugal continental, sendo que o início da semana não trará grandes mudanças. Prepare o seu dia ao analisar atentamente a nossa previsão!
As manhãs frescas, a nebulosidade e o vento frio já deixaram a sua marca em quase todo o território continental, sendo o Sul do país (nomeadamente o Alentejo e o Algarve) as exceções, onde o tempo quente continua. Esta marca vem desde a passada quinta e tem vindo a agravar-se a cada dia que passa.
A nossa previsão aponta para um agravamento do estado do tempo durante o fim de semana. Para hoje, a chuva cinge-se ao Noroeste de Portugal, área onda tradicionalmente chove em maior quantidade ao longo do ano. A “metade” do território continental a Norte do Rio Tejo deverá contar com bastante nebulosidade, principalmente nas áreas litorais.
A Sul do Tejo haverá menos nebulosidade e mais céu limpo, com as temperaturas a serem um pouco mais elevadas. A cidade de Viana do Castelo não vai ultrapassar os 22 ºC de máxima, sendo que apenas Castelo Branco (30 ºC), Évora (31 ºC), Beja (32 ºC) e Faro (32 ºC) irão superar a barreira dos 30 ºC, no que toca às temperaturas máximas.

Para hoje também se assistiu a uma ligeira subida das temperaturas mínimas. As cidades de Bragança e Guarda chegaram aos 13 ºC, sendo que no extremo oposto, Lisboa e Faro chegaram aos 18 ºC. O vento também está a soprar moderado, em certos períodos do dia, sendo que no dia de ontem terá sido responsável pelo reacendimento de um incêndio florestal que mereceu atenção mediática, devido à sua dimensão.
Este incêndio, que lavrou no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, foi alimentado pela intensidade do vento, que durante o dia de hoje este soprará do quadrante Oeste com rajadas que poderão atingir velocidades entre os 30 km/h e os 40 km/h.
Domingo: mais fresco, mais chuva
Como já tinha sido apontado nas nossas previsões, o dia de domingo trará um agravamento do estado do tempo. Apesar das temperaturas mínimas poderem subir ligeiramente, as máximas vão continuar a cair e a chuva vai estender-se a todo o litoral ocidental e ao interior Norte e Centro. Apenas nas regiões do Alentejo e Algarve não estão previstos aguaceiros.

As temperaturas máximas não deverão chegar aos 30 ºC e o vento vai voltar a soprar moderado a forte nas terras altas. Também se prevê nebulosidade persistente no litoral a Norte do Cabo Carvoeiro. Nos Açores, estão previstos aguaceiros na ilha Terceira e muita nebulosidade nas restantes ilhas. Já para a Madeira está prevista nebulosidade, mais persistente na vertente Norte da ilha homónima e na ilha do Porto Santo.
Início da próxima semana: amenidade promissora
A segunda-feira, dia 21 de julho, vai ficar marcada pelo regresso do céu limpo em quase todo o país, sendo expectável alguma nebulosidade apenas no Noroeste do território continental, nos distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real. Apesar de estar prevista uma ligeira descida das temperaturas mínimas, as máximas deverão registar uma ligeira subida.

O vento continuará a marcar a atualidade meteorológica, soprando moderado a forte de Noroeste, aumentando de intensidade durante a tarde. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 8 ºC (Bragança) e os 17 ºC (Lisboa). Já as máximas deverão oscilar entre os 20 ºC (Viana do Castelo) e os 30 ºC (Castelo Branco, Beja e Faro).
Em sentido inverso está a previsão para os arquipélagos: para os Açores, estão previstos aguaceiros em São Miguel e na Terceira. Para as restantes ilhas está prevista bastante nebulosidade, alternada com períodos de abertas, em especial nas ilhas do Grupo Ocidental. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 18 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 23 ºc e os 25 ºC.

Para a Madeira, também se prevê um agravamento do estado do tempo, com a ilha da Madeira a poder registar períodos de aguaceiros em quase todo o seu território. Apenas a ilha do Porto Santo escapa à precipitação, registando céu pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 18 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 22 ºC e os 26 ºC.
Ao longo da semana, será mais vincada a influência do anticiclone dos Açores no estado do tempo, podendo traduzir-se numa subida das máximas, que poderão enquadrar-se novamente naquilo que se ambiciona para o verão.